Abertura oficial da Campanha Outubro Rosa 2022 acontece nesta sexta-feira (07)

Estimativas para os anos de 2021 e 2022 registraram 576 óbitos por câncer de mama entre os residentes de Salvador para ambos os sexos. Destes, 99,65% ocorreram para o sexo feminino e 0,35% para o sexo masculino. Entre as causas de mortalidade por neoplasia, o câncer de mama é a 1º causa de morte na população feminina no Brasil, com exceção da região Norte. Salvador acompanha a tendência do país. Os dados são da Diretoria de Vigilância da Saúde (DVIS)/ Secretaria Municpal da Saúde (SMS).

O câncer de mama é um tipo de neoplasia que atinge homens e mulheres, apesar da maior incidência ser no sexo feminino. Entre as neoplasias, o câncer de mama é o que mais acomete a população feminina, sendo o de maior incidência para todas as regiões do Brasil. A prevenção é possível através do controle dos fatores de risco conhecidos, como: manter o peso corporal adequado; adotar alimentação saudável; praticar atividade física; evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcóolicas; amamentar é também um fator protetor.

Nesse sentido, o Outubro Rosa é uma relevante ferramenta de prevenção e combate, focada no cuidado com a saúde das mulheres. A abertura oficial da campanha deste ano ocorre nesta sexta-feira (07), às 09h00, no auditório da UNIFACS (sala Havard, campus Tancredo Neves). Uma mesa redonda com o tema “Rastreio Organizado dos cânceres de mama e colo”, será promovida com as participações do Secretário da SMS, Decio Martins, e da Secretária de Política para Mulheres Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo.

Decio Martins, Secretário Municipal da Saúde, destaca que a pasta preparou uma programação histórica em parceria com outras secretarias, com o objetivo de ampliar e fortalecer ainda mais a campanha este ano, e convida as mulheres soteropolitanas a participarem das ações do Outubro Rosa. “As mulheres terão um robusto leque de serviços preventivos e de acompanhamento devidamente planejados, organizados e voltados ao acolhimento e cuidado, por isso, convidamos todas para participação ativa nas iniciativas especiais da campanha, que será marcada pela agilidade nos processos e qualidade dos serviços de prevenção e cuidado contra o câncer de mama e outros”, convida.