Medicamentos

banner-medicamentos

A Assistência Farmacêutica Municipal é o setor responsável pela logística de medicamentos e materiais médico-hospitalares, desde a aquisição até a sua utilização. Seu objetivo é desenvolver ações voltadas à promoção, à proteção, e à recuperação da saúde, tanto individual quanto coletiva, através da garantia do acesso a medicamentos essenciais e seu uso racional para a população de Salvador.

A Secretaria de Saúde do Município de Salvador oferta gratuitamente, em suas unidades de saúde, medicamentos para o tratamento de doenças como diabetes, hipertensão, asma e outras – REMUME – Relação Municipal de Medicamentos
O elenco ofertado é baseado na RENAME – Relação Nacional de Medicamentos Essenciais.

Para receber os medicamentos, é necessário apresentar:

  • Prescrição (original e cópia);
  • Documento de identificação;
  • Cartão SUS.

Saiba mais sobre Farmacovigilância

A Organização Mundial da Saúde define Farmacovigilância como “ciência e atividades relativas a identificação, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou qualquer problema possível relacionado com fármacos.”

Segundo a ANVISA, a farmacovigilância é o trabalho de acompanhamento do desempenho dos medicamentos que já estão no mercado. Ela protege as populações de danos causados por produtos comercializados, por meio da identificação precoce do risco e intervenção oportuna.

Para se conhecer o risco envolvido na utilização de medicamentos, é preciso que usuários e profissionais de saúde notifiquem eventos adversos. Veja abaixo exemplos do que pode ser notificado:

tabea farmacovigilancia ass farmaceutica

CONTATOS:
E-mail:
farmacovigilancia@salvador.ba.gov.br
Telefone: (71) 3202-1056

Saiba mais sobre Componente Estratégico

TABAGISMO: Com o objetivo de ampliar o acesso dos pacientes aos medicamentos utilizados para o controle do tabagismo e qualificar o atendimento, a coordenação do Programa Municipal de Controle do Tabagismo aumentou o número de Unidades de Saúde que atendem ao Programa.

Aconteceu nos dias 14 e 15/06/2013 capacitação dos profissionais que integram a equipe que atende aos pacientes tabagistas inscritos. A Assistência Farmacêutica, junto com a Coordenação Municipal do Programa, informa que havendo interesse e demanda, uma nova turma pode ser formada para realização de semelhante capacitação.

Para o paciente fazer parte do grupo de tratamento, é necessário se cadastrar em uma das unidades (Tabela 1).

Fonte: http://vidasaudavel.powerminas.com/category/tabagismo/

TABELA 1 – FARMÁCIAS DO PROGRAMA DE CONTROLE DE TABAGISMO

tabela1_ass_farmaceutica

TUBERCULOSE: No dia 16 de maio de 2013, foi emitida uma nova Nota Técnica, pela DASF-DIVEP do Governo do Estado da Bahia sobre Esquema Básico de tratamento da tuberculose, que esclarece possíveis dúvidas que ainda existam em relação ao atual esquema. (Clique aqui)

Solicitamos aos profissionais responsáveis pelo pedido dos medicamentos de Tuberculose que quando o estoque estiver insuficiente para atender aos pacientes cadastrados, realize o seguinte procedimento:

  • Entre em contato com o Distrito para verificar qual unidade mais próxima pode atender o paciente;
  • Tentar remanejamento entre as unidades;
  • Entrar em contato com a Assistência Farmacêutica (3186-1056/1060);
  • Solicitar RM extra.

Fonte: http://www.blog.saude.gov.br/teste-rapido-diagnostica-tuberculose-em-duas-horas/

O PROGRAMA ESTÁ IMPLANTADO EM TODAS AS UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA.

DOENÇA FALCIFORME: A Assistência Farmacêutica foi contatada pela Coordenação do Programa de Doenças Falciformes para discutirmos o Papel do Farmacêutico no Programa, e participará, com os farmacêuticos das unidades de referência (Tabela 3) de reunião bimestral do programa no dia 14 de agosto.

TABELA 2 – FARMÁCIAS DO PROGRAMA DE CONTROLE DE ANEMIA FALCIFORME

tabela2_ass_farmaceutica

ESQUISTOSSOMOSE: Para retirar o medicamento Praziquantel, utilizado para tratamento da Esquistossomose, é necessário procurar uma das unidades de referência conforme Tabela 3, em posse de exame parasitológico ou de teste de intradermorreação com resultado positivo.

TABELA 3 – FARMÁCIAS DO PROGRAMA DE CONTROLE DE ESQUISTOSSOMOSE tabela3_ass_farmaceutica

CONTATO

Coordenação da Assistência Farmacêutica
Secretaria Municipal da Saúde de Salvador

Telefones:
3202-1056 ou 3202-1112

ENVIE SUA MENSAGEM