DVIS – Diretoria de Vigilância da Saúde

banner-dvis

Coordenadoria de Apoio as Ações de Vigilância (COAVS):  Coordenar as políticas relativas às IST’s, agravos e doenças transmissíveis, agravos não transmissíveis, doenças imunopreveníveis e análises de óbitos especiais, planejando e avaliando as ações relacionadas aos fatores determinantes para a saúde com enfoque epidemiológico, em consonância com a política e diretrizes públicas, visando redução ou eliminação dos riscos, doenças e agravos à saúde da população. Acompanhamento dos planos de saúde elaborados por áreas técnicas.

Subcoodenadoria de Monitoramento das Ações (MAV): Coordenar as atividades de planejamento, monitorar e avaliar as ações de Vigilância em Saúde por meio das metas e indicadores pactuados; sistematizar as informações e emitir relatórios de gestão; desenvolver apoio institucional em vigilância em saúde.

Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (VIEP): Conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes ou condicionantes de saúde individual ou coletiva com a finalidade de recomendar e adotar medidas de prevenção e controle de doenças e agravos.

Setor de Vigilância e Agravos Transmissíveis: Vigilância e acompanhamento de doenças e agravos transmissíveis como a tuberculose, hanseníase, meningite, arboviroses, leptospirose, leishimaniose, esporotricose, chagas, dda, outros.

Setor de Vigilância das Doenças e Agravos não Transmissíveis: Diabetes, hipertensão, obesidade, tabagismo, violência e acidentes são estudados e acompanhados pela área de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT), para subsidiar ações de intervenção.

Setor de Analises Epidemiológicas: vigilância dos óbitos definidos como “Especiais*” Fetal, MIF, Maternos e Infantil (menor de ano), sendo os dois últimos considerados pelo MS de notificação compulsória. (Portaria Nº 204, de 17 de fevereiro de 2016).

Setor de Acompanhamento das DST/HIV/Hepatites: Vigilância, prevenção e controle das infecções sexualmente transmissíveis – IST (Sífilis, HTLV, HIV/aids, Hepatites); Rede PEP (profilaxia pós-exposição).

Subcoordenadoria de Informação em Saúde (SUIS): Monitorar e avaliar os Sistemas de Informação em Sáude com o intuito de auxiliar à gestão e o controle social do SUS.

Setor de Acompanhamento e Processamento de Dados: Articular as informações produzidas pelas diversas áreas da Vigilância em Saúde, subsidiando o planejamento, monitoramento e acompanhamento das suas ações.

Setor de Acompanhamento da Situação de Saúde: Setor responsável por utilizar os Sistemas de Informações em Saúde com vistas à produção de estatísticas de importância para a análise da situação e tendências em saúde do município.

Subcoordenadoria de Vigilância Em Saúde Ambiental (VISAMB): Vigilância da qualidade da água para consumo humano; Vigilância em saúde de populações expostas a contaminantes químicos; e Vigilância em saúde ambiental relacionada aos riscos decorrentes de desastres.

Subcoordenadoria de Controle de Doenças Imunopreveniveis: Dentre as atribuições principais, compete o monitoramento, a vigilância e o impacto da vacinação no perfil doenças imunopreveníveis, o planejamento das estratégias de vacinação (rotina, campanhas, bloqueio vacinação, imunização de urgência) para a operacionalização de forma intersetorial/interinstitucional, seja com a atenção primária (UBS, USF) e outros parceiros (a exemplo das escolas, rede de urgência, serviço privado de vacinação), a educação permanente dos profissionais envolvidos com a vigilância e a imunização e a logística de distribuição e gestão dos imunobiológicos e da rede de frio municipal.

Coordenadoria do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ): Desenvolver atividades de vigilância e controle de zoonoses. Elaborar o planejamento das atividades para a vigilância, controle e prevenção dos agravos. Monitorar índices e taxas de frequência de zoonoses e vetores.

Subcoordenadoria de Ações Básicas (SUCAB): Desenvolver atividades de vigilância e controle das zoonoses.

Subcoordenadoria de Apoio Diagnóstico Laboratorial de Zoonoses e Entomologia (SUGADT): Inspeção epidemiológica e avaliação clínica em caso suspeito de esporotricose animal. Realizar análises entomológicas dos vetores de interesse em saúde pública.

Subcoordenadoria de Ações de Controle e Arboviroses (SUGARBO): Planejar, executar e monitorar atividades pertinentes à vigilância e controle vetorial das arboviroses.

Subcoordenadoria administrativa (SUGAD): Planejar, executar e supervisionar atividades pertinentes ao uso de veículos e manutenção dos mesmos. Acompanhar e controlar os serviços de limpeza e serviços gerais e manutenção preventiva e corretiva para instalações e equipamento.

Setor de Controle de vetores e animais peçonhentos (SEVTV): Planejar, executar e monitorar atividades pertinentes à vigilância e controle das doenças transmitidas por vetores e da população de animais peçonhentos de interesse à saúde pública.

Setor de Vigilância e Controle da Raiva Animal (SEVIR): Planejar, executar e monitorar atividades pertinentes à vigilância e controle da raiva, procedendo especialmente à vacinação canina e felina. Realizar a vigilância da raiva em quirópteros.

Setor de Vigilância e Controle das Zoonoses Transmitidas por Animais Sinantrópicos (SERVAS): Planejar, executar e monitorar as atividades pertinentes à vigilância e controle de zoonoses urbanas transmitidas por animais sinantrópicos.

Setor de educação e mobilização social em zoonoses (SEMOB): Promover ações de educação em saúde e mobilização social sobre todas as zoonoses. Acompanhar práticas de estágios em conformidade com as normas estabelecidas pela CGPS/SMS

Setor Pessoal: Controlar a frequência e programação de férias do pessoal lotado no CCZ. Organizar e manter atualizado o registro das movimentações de pessoal.

Coordenadoria de Vigilância Sanitária (VISA): Execução das ações de Vigilância Sanitária, englobando seu planejamento, assessoramento, monitoramento e avaliação, viabilizando a participação da VISA na articulação das políticas e programas pertinentes, bem como a integração entre o serviço e as instituições de ensino. Deverá ainda contribuir com a União e o Estado na definição de instâncias e mecanismos de controle e fiscalização inerentes ao poder de polícia sanitária, bem como na execução da vigilância sanitária de portos, aeroportos e fronteiras.

Assessoria Técnica em vigilância sanitária: Assessorar a Coordenadoria, elaborando e propondo programas de trabalho, desenvolvendo atividades de planejamento, organização, realizando atividades de consultoria interna, emitindo pareceres e outros documentos.

Subcoordenação de Vigilância Sanitária: Supervisionar e auxiliar, orientando quanto às intervenções de VISA, referentes à inspeção sanitária, fiscalização, monitoramento de produtos, investigação de surtos de doenças e agravos relacionados aos produtos, vigilância de eventos adversos, comunicação de risco sanitário, educação em saúde.

Gerência de Vigilância e Segurança de Alimentos: Auxiliar quanto à fiscalização, monitoramento, investigação de surtos de doenças e agravos relacionados ao consumo de alimentos, educação em saúde. Contribuir para a promoção da Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Setor de Cadastro e Controle de Processos: Setor responsável pelas atividades que envolvem processos administrativos em geral, sobretudo o Processo Administrativo Sanitário (PAS) e seus desdobramentos.

Setor de Vigilância de Produtos e serviços de Saúde: Responsável pelos estabelecimentos prestadores de serviços de assistência à saúde, aqueles que comercializam produtos de saúde e medicamentos, a segurança do paciente, assim como o controle de infecção e o gerenciamento de resíduos, etc.

Setor de Licenciamento e atendimento ao cidadão: Setor responsável pelas atividades de licenciamento da VISA municipal, incluindo a emissão de Alvarás de Saúde e Autorizações Especiais, além daquelas inerentes ao atendimento ao cidadão.

Setor de Vigilância de Produtos e serviços de Interesse da Saúde: Responsável pelos estabelecimentos prestadores de serviços e que comercializam e produzem produtos de interesse da saúde, realiza monitoramento através de coletas de produtos e demais ações de controle sanitário.

Gerência do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância (CIEVS): Implementar a captação de notificações, análise de dados e informações estratégicas relevantes à prática de vigilância em saúde, criando meios de identificação, caracterização e intervenção precoce nas emergências em saúde pública de relevância municipal, estimando o risco de expansão destes eventos. Captar, analisar e investigar situações que se configure como emergência em saúde pública.

Gerência do Centro de Referência a Saúde do Trabalhador (CEREST): Execução da política de saúde do trabalhador, desenvolve ações na atenção em saúde do trabalhador, vigilância epidemiológica e de ambiente e processo de trabalho, educação e formação em saúde do trabalhador, informação, comunicação e articulação intra e intersetorial em saúde do trabalhador.

EQUIPE

setores-dvis2