O símbolo nacional da vacinação, Zé Gotinha, está presente no Carnaval de Salvador 2024. A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) colocou o ícone da imunização do Sistema Único de Saúde (SUS) na folia do maior festa de rua do mundo para estimular a proteção da saúde através da vacina.

Neste sábado (10), segundo dia da festa momesca, Zé Gotinha espalhou simpatia no circuito Dodô Barra/ Ondina, interagiu com a população, animou a criançada e aproveitou para se refrescar em um dos pontos de hidratação do circuito.

Os blocos infantis, que desfilam tradicionalmente nas manhãs dos domingos de carnaval, vão ganhar mais um folião. O Zé Gotinha estará neste domingo (11/2), no Campo Grande para ampliar a adesão dos pequenos ao bloco da vacinação.

Na segunda-feira (12), o símbolo marcará presença no bailinho infantil no Parque da Cidade e seguirá para o desfile dos Filhos de Gandhy, na Barra. Na terça (13) e último dia oficial do Carnaval, o querido Zé Gotinha chega no pelourinho para acompanhar a saída dos blocos.

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos comemora a receptividade nas ruas com o Zé Gotinha e afirma que a iniciativa é uma grande aliada para a conscientização da importância da vacina de forma lúdica. “Nossa rede municipal de saúde é extremamente preparada para acolher as demandas e proteger os nossos cidadãos, mas nada disso seria possível se a população não confiasse no trabalho da gente e de como é fundamental se vacinar. A presença do nosso ícone só reforça esse elo de cuidado que a nossa assistência presta à população. Ao longo dos dias, sejam adultos ou crianças, o Zé Gotinha tem recebido muito carinho através de abraços e fotos, o que demonstra, o reconhecimento desse serviço tão importante para o país”.