A VII Semana Estadual de Mobilização para Prevenção e Controle das Hepatites Virais será realizada entre os dias 18 e 22 de maio. A abertura da mobilização acontece no próximo domingo (17), das 08 às 17 horas, na Praça do Campo Grande.

O evento, organizado pelo Programa Estadual das Hepatites Virais, desenvolverá várias atividades voltadas para a promoção, prevenção e controle da doença. Durante todo o dia serão realizados testes sorológicos rápidos para Hepatite C, com laudo imediato emitido por bioquímico; aconselhamentos em Hepatites virais realizados por médicos hepatologistas especializados; exibição de filmes com referência ao modo de transmissão e prevenção do vírus das Hepatites; vacinação contra Hepatite B; distribuição de cartilhas e brindes. A continuidade das atividades se estenderá até o dia 22 de maio em 7 unidades de unidades do município. A ação conta com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, Coordenação de Transplantes de Órgãos, ONG Vontade de Viver, médicos enfermeiros, farmacêuticos e técnicos de enfermagem da Universidade Federal da Bahia e FIOCRUZ, além de estudantes de medicina e enfermagem. A capital baiana apresentou 3.221 casos notificados de Hepatites Virais numa série histórica de 2000 a 2008.

Outras atividades/Programação:

Também com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para os diversos problemas que envolvem a doença, o Grupo Vontade de Viver promove de 17 a 23 de maio, a VII Semana Baiana de Divulgação da Hepatite C. A ação, que prevê orientação direta à população, envolve distribuição de material informativo e preventivo, exibição de filmes e veiculação de mensagens em vários meios de comunicação. O Grupo irá montar postos de divulgação nos seguintes locais:

-Campo Grande (dia 17 de maio, das 8 às 17 horas)

-Centro de Saúde Prof. Eduardo Araújo do Vale das Pedrinhas (de 18 a 22 de maio, das 8 às 16 h);

-Centro de Saúde Carlos Gomes (de 18 a 22 de maio, das 8 às 16 horas);

-Centro de Saúde Sete de Abril (de 18 a 22 de maio, das 8 às 16 horas);

-Centro de Saúde da Fazenda Grande do Retiro (de 18 a 22 de maio, das 8 às 16 horas);

-Centro de Saúde de Pernambués (de 18 a 22 de maio, das 8 às 16 horas);

-Centro de Saúde de Periperi (de 18 a 22 de maio, das 8 às 16 horas);

-Centro de Saúde de Itapoã (de 18 a 22 de maio, das 8 às 16 horas);

-Estação Rodoviária de Salvador (dias 19 e 20 de maio, das 8 às 18 horas);

-Pituba Parque Center (dia 22 de maio, das 9 às 18 horas);

-Estação do Ferry-Boat (São Joaquim) dia 23 de maio, das 8 às 18 horas;

Em 19 de maio, Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites, será realizado na Fiocruz, um seminário sobre prevenção e controle das Hepatites Virais, voltado à profissionais da área de saúde. A palestra será ministrada pelo Dr. Raymundo Paraná, professor adjunto de gastrohepatologia da UFBA, Doutor, Mestre e Especialista em Gastroenterologia. O evento acontece das 08:30h às 12h.

De 18 a 22 de maio, das 18 às 22 horas, acontecerá no auditório do Complexo Municipal de Vigilância à Saúde, o Curso de Boas Práticas para Profissionais de Serviços de Estética. São oferecidas 50 vagas a proprietários e/ou profissionais de serviços de estética do Distrito Sanitário do Centro Histórico (abrange áreas do Comércio, Barbalho, Nazaré, Baixa dos Sapateiros, Barroquinha, Campo Grande, São Pedro, Mercês, Joana Angélica, Pelourinho, Santo Antonio), tais como manicures, pedicures, depiladores, podólogos, tatuadores e aplicadores de pierciengs. Para se inscrever, os interessados devem apresentar CPF, RG, declaração ou documento que comprove ser proprietário e/ou profissional que desenvolva atividades em salões de beleza ou centros de estética. O curso será gratuito. No final será entregue certificado e sorteados 10 kits de manicure. Mais informações pelos telefones: 2201 8653 ou 2201 8656.

O QUE É HEPATITE?

Segundo a Organização Mundial de Saúde, as Hepatites Virais se constituem um grave problema de saúde pública em todo o mundo, sendo a Hepatite C considerada a epidemia do século. A capital baiana apresentou 3.221 casos notificados de Hepatites Virais numa série histórica de 2000 a 2008.

Hepatite significa inflamação do fígado. Existem várias razões para o fígado estar inflamado, e nem sempre a causa é viral. Certas drogas ou medicações tóxicas, e doenças imunológicas podem causar hepatite. A causa mais comum de inflamação do fígado é a hepatite viral. Quando o processo inflamatório está presente por mais de seis meses é chamado de hepatite crônica.