Depois de passar pelos bairros Liberdade, Rio Vermelho e Brotas, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Diretoria de Vigilância da Saúde (DVIS) e Coordenação da Vigilância Sanitária (VISA), segue promovendo ações educativas e de fiscalização em comércios de alimentos típicos juninos nos doze Distritos Sanitários de Salvador. A atividade voltada para comerciantes e trabalhadores aconteceu nos comércios de Cajazeiras, durante a manhã desta quinta-feira (15), e nesta sexta-feira (16), às 08:30h, no Mercado Municipal de Itapuã.

Por meio das atividades de fiscalização e educação em saúde os profissionais da VISA norteiam os comerciantes sobre o acondicionamento, manuseio e preparo adequado dos alimentos faz parte da cultura da prevenção na saúde e levam maior segurança aos produtos juninos comercializados neste período. Além disso, as equipes técnicas da VISA orientam sobre os procedimentos para regularização (obtenção ou renovação) do Alvará de Saúde.

“Conhecer para prevenir é o nosso lema, por isso, por meio dessas atividades de visitas educativas nos grandes comércios e mercados, em todos os distritos sanitários da cidade, contribuímos para que tenhamos segurança alimentar no consumo desses alimentos típicos da época. São dicas e cuidados simples, que quando adotados, podem contribuir consideravelmente para minimizar os riscos. Visitamos, orientamos e informamos, ou seja, sempre acolhemos as dúvidas e questões apresentadas pelos trabalhadores, para depois fiscalizarmos esses locais”, explica a vice-prefeita e secretária municipal da saúde, Ana Paula Matos.

É de fundamental importância que os consumidores e comerciantes estejam atentos a alguns pontos, como a qualidade dos produtos adquiridos e as condições higiênico-sanitárias dos locais de venda. Pensando nisso, a VISA produziu e lançou nesta semana a Cartilha Educativa “Cuidados com os alimentos do São João”, que contém informações sobre a importância da atenção nos locais da compra, orientações sobre os manipuladores de alimentos, cuidados na escolha, preparo e consumo de alimentos típicos como milho, amendoim, licores, coco e seus derivados, além de informações sobre rotulagem dos produtos, alergias alimentares e outras dicas e receita. A cartilha está disponível no site da SMS, através do link: https://www.saude.salvador.ba.gov.br/download/cartilha-cuidados-com-os-alimentos-no-sao-joao/.

“Essa cartilha é uma excelente ferramenta de apoio para a prevenção de agravos, na qual levamos informações para os comerciantes sobre os cuidados necessários para produção dos alimentos, e para os consumirdes, no que diz respeito aos critérios para compra e consumo”, destaca Ana Paula.