visa_05_12Fotos

A Vigilância Sanitária (VISA) continuará promovendo ações especiais em diversos estabelecimentos da cidade, como as realizadas nesta quinta-feira (05) em grandes supermercados, com o objetivo de minimizar o risco à saúde publica oferecido pelo consumo de alimentos impróprios.

Na fiscalização de ontem, mais de 7,5 toneladas de produtos alimentícios foram apreendidos no Hiper Bompreço Iguatemi e Extra Paralela, alvos de constantes denúncias de consumidores. A iniciativa visava fiscalizar o armazenamento de produtos perecíveis, sobretudo, carnes e frios, por isso foi batizada de Operação Geladinho. Os produtos apreendidos pela VISA estavam em situação imprópria para o consumo humano devido ao acondicionamento inadequado, embalagens danificadas e prazo de validade expirado. A Vigilância Sanitária também recolheu amostras para exames periciais, que vão constatar a qualidade dos produtos. Os laudos deverão estar concluídos em até 60 dias.

A Operação Geladinho contou com a participação de outros órgãos como o Ibametro, Delegacia do Consumidor (Decon), Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Ministério da Agricultura e Ministério Público Estadual.

Qualquer cidadão pode realizar denúncias à Vigilância Sanitária através do Disque Saúde 160, motivando as fiscalizações por parte do poder público.

Em maio, a Vigilância Sanitária interditou um açougue no bairro Tancredo Neves e apreendeu 230 kg de carne. Entre outras infrações, o estabelecimento realizava a salga de carne bovina (produção de carne de sol), o que é proibido pela legislação. Além disso, armazenava produtos deteriorados, inclusive com presença de larvas de inseto. O local estava sendo inspecionado para renovação do alvará de saúde.