Visando dar suporte ao enfrentamento da Covid-19 na capital baiana, a Vigilância Sanitária de Salvador (VISA) segue atuando aos finais de semana com uma série de inspeções estratégicas para corroborar no controle da disseminação da Covid-19. Para tanto, serão realizadas neste sábado (22) e domingo (23) diligências em escolas municipais, eventos, bares e restaurantes.

O trabalho nas escolas será voltado a orientação das equipes quanto aos critérios sanitários para retomada segura das aulas. As equipes circularão por restaurantes, bares, eventos e lanchonetes, fazendo cumprir os decretos, e a conscientização da população quanto à importância de cumprir as determinações. Além disso, eventos e festas serão verificados em caráter educativo para organização das questões sanitárias e garantir a redução dos riscos de contaminação da Covid-19.

De acordo com Gilmara Sodré, subcoordenadora da VISA, “a expectativa é que a cada ação que ocorre no final de semana tenhamos melhorias nos serviços ofertados para os cidadãos soteropolitanos e também para os turistas, e assim poderemos ter um consumo seguro, e a contaminação reduzida”, explica.

Cerca de doze escolas da rede municipal, e sessenta estabelecimentos deverão ser inspecionados pelas equipes volantes da VISA, que irão fiscalizar itens como armazenamento de produtos e manipulação adequada de alimentos, serviços de saúde instalados e atenção aos protocolos sanitários, como lotação de espaços e dispensação de álcool gel, além disso, se necessário, vão notificar o local para ajustes das irregularidades.

Em caso de irregularidades constatadas, o cidadão pode ligar para a Ouvidoria da Prefeitura através do 156 para realizar denúncia. As ações ocorrem em parceria com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).