frios_visa_apreencaoUma fiscalização realizada em parceria entre a Vigilância Sanitária de Salvador (VISA) e a Delegacia do Consumidor (DECOM), na tarde de hoje (20), resultou na apreensão de 260 quilos de queijos e embutidos. Os produtos com data de validade vencida e sem registro sanitário obrigatório estavam sendo indevidamente fatiados e comercializados em uma loja de frios no bairro de Brotas. A ação resultou na notificação e interdição do estabelecimento que também apresentava condições higiênico-sanitárias insatisfatórias.

“Os consumidores devem estar atentos aos produtos que estão adquirindo. Chegamos a este caso após denúncia realizada. Porém, a forma como os queijos e embutidos estavam sendo comercializados, já fatiados, impossibilita que os consumidores percebam facilmente essas irregularidades”, explicou Kátia Rezak, chefe do setor de alimentos da VISA. Um inquérito será aberto para determinar as responsabilidades aos donos. A pena prevista para estes casos é de 2 a 5 anos de detenção, mais multa.

Ao comprar produtos fatiados é importante que o consumidor observe aspectos como data de validade, selos de inspeção dos órgãos fiscalizadores e a higiene do equipamento onde está acondicionado e sendo processado. Caso haja indícios de irregularidades, o cidadão pode realizar denúncias à Vigilância Sanitária através do 156, motivando as fiscalizações por parte do poder público.