De 1º de janeiro a 21 de julho deste ano, Salvador teve 36 casos de meningite bacteriana do tipo C, com 13 óbitos. No mesmo período do ano passado, foram 39 notificações e 10 mortes registradas pelo órgão. O número é considerado dentro do esperado para o período, segundo a chefe do setor de Agravos da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (Viep/SMS), Rosildete Silva.

 


Em 2012, os casos ocorreram em nove distritos sanitários de Salvador: São Caetano, Pau da Lima, Cabula Beirú, Liberdade, Brotas, Cajazeiras, Subúrbio Ferroviário, Barra/Rio Vermelho e Itapuã.  O distrito com maior número de vítimas foi o de São Caetano, onde nove pessoas foram diagnosticadas, sendo que três delas morreram.

 

Rosildete Silva explica que Salvador conseguiu reduzir as notificações nos últimos dois anos, quando a capital registrou um aumento significativo de casos da doença entre os anos de 2008 e 2010. Para manter os níveis de incidência controlados, a SMS tem realizado diversas ações de capacitação, sensibilização e prevenção da meningite bacteriana do tipo C, seguindo as orientações do Ministério da Saúde.

 

Somente este ano, a Vigilância Epidemiológica realizou a quimioprofilaxia em 572 pessoas que tiveram contato direto com as vítimas da doença, com o objetivo de evitar novos casos. “Salvador não tem registros recentes de casos de meningite secundária, ou seja, de pessoas que contraíram a doença por terem contato com outra vítima. A quimioprofilaxia é bastante rigorosa e segura”, esclarece.

 

A medida é realizada pelos técnicos da vigilância epidemiológica em até 48h após a confirmação do caso. É realizada uma investigação para rastrear todas as pessoas que tiveram contato com a vítima da doença. Depois, é feita uma triagem para saber quem deve receber o antibiótico. Rosildete ressalta ainda que o órgão promove palestras de conscientização nos lugares onde ocorreram as notificações.

 

Outra preocupação do órgão é que a meningite pode ser confundida com outras doenças quando não se manifesta da forma clássica, com todos os sintomas habituais, que são dor de cabeça intensa, febre, vômito em jato, pescoço endurecido e manchas pelo corpo. Por isso é importante que as pessoas fiquem atentas aos sintomas e procurem imediatamente um médico. A doença tem cura, mas, em alguns casos, o agravamento dos sintomas pode evoluir para óbito num período entre 12h e 24h.

 

Para orientar e dar suporte aos profissionais dos Prontos Atendimentos do Município, a Vigilância Epidemiológica também dispõe de uma equipe de infectologistas que atuam em regime de plantão, agindo imediatamente em caso de suspeitas e confirmações da doença.

 

Cuidados – A técnica do órgão alerta as pessoas sobre alguns cuidados que podem prevenir o contágio da meningite. A doença é transmitida de pessoa para pessoa através das secreções do nariz e da boca (como uma gripe).

 

“Salvador é uma cidade endêmica para a doença. O nosso clima úmido e as grandes aglomerações de pessoas favorecem o contágio da doença. É importante que as pessoas evitem lugares muito fechados e com aglomerações, e compartilhar copos, talheres e outro objetos íntimos”, explica. Além disso, estima-se que 10% da população é portadora da bactéria Neisseria meningitidis, que causa a meningite, mas não desenvolve a doença.  Essas pessoas podem estar sadias e mesmo assim transmitir a meningite para outras pessoas.

 

Os postos de vacinação do município dispõem de vacinas para alguns tipos de meningite, que fazem parte do calendário básico nacional de vacinação preconizado pelo Ministério da Saúde.  Entre elas, a BCG que é indicada logo ao nascer e protege contra a meningite tuberculosa. Também faz parte a vacinas contra o Haemophilus influenzae do tipo b que é indicada para crianças a partir de 2 meses até 5 anos de idade.

 

Doença – A meningite é uma inflamação nas membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Existem vários tipos da doença, por isso é muito importante que um exame laboratorial defina o tipo da meningite, para que as medidas sejam tomadas.

 

Os principais sintomas são:

 

*Febre Alta

*Dor de cabeça

*Vômito em jato

*Pescoço endurecido

*Manchas no corpo