Cerca de 80 pessoas participaram na manhã desta quarta-feira da palestra realizada pela Vigilância Epidemiológica do Município na Escola Noêmia Rego, em Valéria, sobre formas de contágio e tratamento da meningite. A atividade foi realizada após serem notificados três casos da doença no bairro. Outros dois encontros acontecem ainda hoje na instituição.

Durante a palestra a equipe da VIEP esclarece a população quanto as formas de contágio e qual a melhor forma de tratamento. A vacina, por exemplo, não é a melhor opção para aquelas pessoas que tiveram contato íntimo com uma pessoa com meningite. O tratamento nesses casos deve ser feito através da quimioprofilaxia, a base de antibióticos. São 8 cápsulas em dois dias. O remédio possui alguns efeitos colaterais, como náuseas, vômitos, mal estar e em alguns casos, a urina fica avermelhada. Por isso não pode ser utilizado sem indicação.

A quimioprofilaxia deve ser realizada apenas nas pessoas que conviveram com as vitimas no período em que eles já apresentavam sintomas da doença. As pessoas que não tiveram esse contato, apesar de conhecê-las ou ter encontrado dias antes, não precisam ser medicadas. Para buscar o tratamento, a VIEP recomenda que se procure o Distrito Sanitário do seu bairro, ou ligue para o Centro de Informação Estratégica de Vigilância em Saúde nos fins de semana e feriado. O telefone é o (71) 9982 – 0841.

A vacina contra a meningite tipo C está disponível nas unidades de saúde da rede pública, apenas para crianças menores de 5 anos. A definição dessa faixa etária foi estabelecida após estudos que comprovaram que essas crianças estão mais suscetíveis a doença, e com menos chance de cura. Cerca de 60% dos 212 mil menores que fazem parte do público alvo já foram imunizados desde o dia 03 de fevereiro. Cerca de 60% dos 212 mil menores que fazem parte do público alvo já foram imunizados desde o dia 03 de fevereiro.

Este ano, já foram registrados em Salvador 41 casos da doença, sendo que 10 pessoas morreram.

Nesta manhã (31), líderes comunitários de Valéria também foram recebidos na sede da Secretaria Municipal da Saúde para debater com técnicos a situação no bairro. Eles foram orientados sobre a doença, contágio e prevenção. Os especialistas também explicaram o fato da vacina contra meningite ainda não estar disponível na rede pública de saúde para todas as pessoas, e apresentaram o cronograma de ações que serão desenvolvidas para evitar o surgimento de novos casos no bairro de Valéria. Os médicos e técnicos da SMS também chamaram atenção para o fato das escolas onde as vítimas estudavam terem suspendido as aulas sem nenhuma orientação de especialistas. Equipes da Vigilância Epidemiológica foram realizar a busca ativa de novos casos, assim como realizar a quimioprofilaxia nas pessoas que tiveram contato continuo com as vítimas, mas encontraram as escolas vazias, o que dificultou o trabalho. As autoridades da área de saúde também pediram paciência e compreensão por parte da população. Moradores agrediram o carro e os técnicos da VIEP que tentaram realizar o trabalho de campo.