A Vigilância Epidemiológica do Município esteve nesta quarta-feira (30) no bairro de Pau da Lima, onde residia Ana Márcia Oliveira Santos, que morreu vítima de meningite meningocócica. O objetivo era identificar pessoas que tiveram contato direto e prolongado com a jovem de 20 anos para que fossem administrados antibióticos, impedindo o surgimento de novos casos.

No total, 15 pessoas foram medicadas (quimioprofilaxia) entre amigos, parentes, vizinhos e colegas de trabalho. Outras 10 pessoas já haviam recebido o medicamento: 4 familiares no Hospital Couto Maia e 6 funcionários da Unidade de Emergência de Cajazeiras VIII (SESAB), que prestaram os primeiros atendimentos a jovem.

Ainda nesta quarta-feira (30), um garoto de 8 anos deu entrada no Pronto Atendimento de São Marcos, da Secretaria Municipal da Saúde, com sintomas da meningite. O paciente foi regulado imediatamente para o Hospital Couto Maia, onde continua internado.

A Vigilância Epidemiológica visitará a escola onde o garoto estuda, no bairro de Castelo Branco, para fazer a quimioprofilaxia nos demais alunos. A VIEP continuará monitorando possíveis novos casos para inibir a proliferação da doença. O horário ainda será confirmado.