Dia_mundial_tabacoEm comemoração ao Dia Mundial de Controle do Tabagismo, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, promoverá um grande evento de promoção à saúde. Durante a ação, que acontece no dia 29, das 8 às 12 horas, na Praça de Paripe, a população poderá contar com procedimentos voltados a investigação de problemas pulmonares causados pelo consumo do cigarro.

Os profissionais de saúde irão fazer, quando necessário, encaminhamentos para as Unidades de Saúde que realizam o controle do tabagismo no município. Além disso, serão realizadas atividades físicas com orientações de boas práticas para uma melhor qualidade de vida, e palestras para alunos das Escolas Municipais do Subúrbio Ferroviário, abordando o risco do consumo do primeiro cigarro, que na maioria das vezes acontece no período escolar. Já no domingo, dia 31, a Sociedade de Pneumologia da Bahia promove uma caminhada no Farol da Barra.

Doenças relacionadas ao fumo

O consumo de derivados do tabaco causa quase 50 doenças diferentes, principalmente as cardiovasculares (infarto, angina) o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas (enfisema e bronquite). O tabagismo é responsável por 200 mil mortes por ano no Brasil (23 pessoas por hora). O tabagismo ainda pode causar impotência sexual no homem, complicações na gravidez, aneurismas arteriais, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias e trombose vascular.

Em Salvador, 04 unidades de saúde executam o Programa de Controle do Tabagismo. São elas:

– USF Candeal – Rua 18 de Agosto,S/N Candeal (Entrada de Cidade Jardim)

– USB Mário Andréa (14° Centro) – Rua Fortunato Saback , S/N Sete Portas

– USB São Francisco – Entrada do Tororó. Próximo Martagão Gesteira

– USB Prof. Eduardo B. Mamede (13° Centro) – Setor E, Ria 1 caminho 16, Mussurunga