A Vigilância Epidemiológica de Salvador realizou desde o último domingo a quimioprofilaxia em 20 pessoas com idades entre 19 e 50 anos que estiveram no último fim de semana em Costa de Sauípe, onde foram registrados 07 casos de meningite meningocócica, com 03 mortes.

 

Doze pessoas foram contratadas para fazer a segurança do Sauípe Folia, sendo que a maioria teve contato com as vítimas, inclusive compartilhando objetos pessoais. Dois funcionários que trabalhavam no serviço de saúde do complexo hoteleiro e parentes também foram medicados, assim como uma recepcionista do hotel e a proprietária de um bar instalado no local. A quimioprofilaxia, que é a administração de antibióticos, foi feita após investigação epidemiológica, isso porque, quem não teve contato prolongado com os casos confirmados não precisam ser medicadas.

 

Vacinação contra MMC

 

No ano passado, diversas medidas foram adotadas para conter o avanço da meningite meningocócica na capital baiana. A primeira delas foi disponibilizar a vacina contra a doença nas unidades de saúde para crianças menores de cinco anos, mais vulneráveis à doença. Em fevereiro de 2010, foi introduzida na rotina das salas de imunização a vacinação para menores de 2 anos. Desde então, as doses estão disponíveis na rede municipal.

 

Também foram realizadas quatro grandes campanhas gratuitas nos meses de maio para crianças de 10 a 14 anos; no mês de junho para crianças e jovens de 10 a 19 anos; em agosto para crianças, jovens e adultos com idades entre 10 e 24 anos e novamente para o mesmo público alvo em fevereiro deste ano.

 

Nas quatro etapas (2010/2011) foram imunizadas 60,5% das 776.144 pessoas de 10 a 24 anos que faziam parte do público alvo.