Ampliação da cobertura da imunização é a melhor medida para conter o avanço do surto de influenza na cidade

A vacinação contra gripe segue em Salvador exclusivamente para o público elegível da estratégia. Estão habilitados para receber a dose do imunizante trabalhadores da saúde, crianças entre 6 meses e 6 anos; gestantes e puérperas; pessoas com mais de 60 anos; povos indígenas e quilombolas e pessoas com comorbidades ou deficiência permanente. Os postos também estão aplicando a 2ª naquelas crianças vacinadas pela primeira vez em 2021.

Esse ano, pouco mais de 416 mil pessoas receberam a vacina contra gripe em Salvador, número considerado abaixo do esperado já que corresponde a apenas 58% de cobertura do público alvo. A meta da SMS é imunizar pelo menos 90% do público elegível que reside na cidade.

“A imunização continua sendo a forma mais eficaz para proteção contra gripe. Por isso estamos convocando todos os indivíduos que compõem a população elegível da estratégia para comparecerem aos postos e atualizar a situação vacinal. Manter a utilização da máscara também é outra medida importante de contingência de disseminação do vírus da gripe”, explicou Doiane Lemos, subcoordenadora de Doenças Imunopreveníveis.

Surto de gripe – Salvador está vivendo um surto de casos de influenza. De acordo com Andréa Salvador, diretora de Vigilância à Saúde do município, a situação é configurada pelo elevado número de casos registrados em um curto espaço de tempo.

Até o momento, 77 casos de influenza foram contabilizados esse ano na cidade. Desse total, 74 foram notificados entre o final do mês de novembro e início de dezembro. “São casos predominantemente do vírus da influenza H3N2 que estão circulando de maneira mais intensa desde o final de novembro. Por esse motivo ligamos o sinal de alerta e estamos convocando a população prioritária para realizar a vacinação e ampliar o percentual de cobertura vacinal. Com isso, esperamos conter o avanço dos casos e quebrar a cadeia de transmissão na capital”, afirmou Andréa.