Ainda na ocasião houve espaço para as Práticas Integrativas em Saúde, com a realização da Auriculoterapia

Com objetivo de discutir a complexidade da atenção em saúde mental e também levantar estratégias de cuidado, a Unidade de Saúde da Família (USF) Bom Jesus, vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e o CRAS Bom Jesus, vinculado à Secretaria Municipal de Promoção Social e combate à Pobreza (SEMPRE), realizaram nesta segunda-feira (27), o I Encontro Intersetorial em Saúde Mental, na sede da Filarmônica União dos Artistas, na Ilha de Bom Jesus dos Passos.

A ação contou com a participação de representantes do CAPS Mária Célia Rocha, que fizeram palestras de cunho informativo para a população sobre o acesso aos serviços em saúde e sociais. Outro destaque foi a presença de atletas do Bom Jesus Karatê Clube, que reforçaram a importância do esporte como promotor de saúde física e mental, assim como realizou uma apresentação para demonstrar a prática do esporte, importante nos aspectos individual e coletivo.

Ainda na ocasião houve espaço para as Práticas Integrativas em Saúde, com a realização da Auriculoterapia – prática cada vez mais presente na vida das pessoas. “A USF, CRAS, CAPS e Comunidade deram um importante passo na construção de um abrangente projeto de promoção à saúde mental nos equipamentos em cuidado com a saúde e aspecto social dos usuários dos serviços municipais das Ilhas de Salvador”, ressalta Vagner Nunes, psicólogo que atua nas ilhas de Paramana e Bom Jesus dos Passos e que foi responsável por idealizar e conduzir o encontro.

De acordo com Jaina Rios, Diretora do Provida responsável pelos serviços de saúde das Ilhas, essa foi uma das importantes ações para a garantia de acesso à assistência em Saúde Mental estabelecidas pelas equipes de saúde em parceria com o município de Salvador.