Apenas 8% dos exames para detecção da Covid-19 foram positivos

Com dois meses operação para auxiliar o acolhimento de pacientes com Síndromes Respiratórias Agudas (SRAG’s), a Upinha Barris, administrada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou mais de quatro mil atendimentos. O reforço na assistência da rede de urgência funciona de forma ininterrupta, ou seja, 24h, na Av. Vale dos Barris, em Salvador.

Para intensificar a prevenção contra a Covid-19 e Influenza, a Upinha oferece testagem para detecção das doenças. Ao todo, foram feitos 2,5 mil para o diagnóstico do coronavírus, desse total, apenas 8% (210) dos exames tiveram o resultado positivo. Em relação à Influenza, a Upinha realizou 2,2 mil testes com a taxa de 10% (218) de positividade.

A estrutura conta com consultórios médicos, tanto de acolhimento quanto de classificação de riscos, sala de coleta de exames e testagem. A unidade tem dez leitos de observação/medicação, sala vermelha e dez leitos para internamento.

A vice-prefeita e secretária da saúde, Ana Paula Matos destaca a importância da estrutura de urgência e também de outras unidades de saúde que realizam testagens de Covid-19. “A Upinha Barris reforça essa cultura do cuidado e prevenção que estamos fortalecendo na Saúde, principalmente no que tange a testagem de Covid-19. Mas é importante destacar também que o cidadão pode ter acesso a esse serviço em outras unidades de saúde dos Distritos Sanitários da capital, principalmente para não gerar uma grande concentração de demanda em uma unidade”, comenta.

Testagem na rede municipal

Além da Upinha, os postos de saúde da capital também ofertam testagem para a detecção contra a Covid-19 através de demanda espontânea o serviço para os cidadãos, de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h. Nas Unidades Básicas de Saúde foram realizados 783 testes de Covid-19 durante o mês de maio, com 140 casos positivos, ou seja, 18% dos exames na rede de atenção básica.

Para ter um diagnóstico assertivo é importante que o paciente esteja com sintomas para a doença por, pelo menos, três dias. Ao se deslocar para o posto é desejável a utilização de máscara de proteção individual e portar o cartão SUS de Salvador, além do documento de identificação com foto.

A lista é publicada diariamente no Instagram @smssalvador e no site saude.salvador.ba.gov.br.

Confira a lista:

DS Centro histórico – UBS 19º CS Pelourinho, Avenida J.J. Seabra, 147 – Pelourinho; UBS Santo Antonio, Praça dos Quinze Mistérios, 238 – Santo Antonio.

DS Itapagipe – UBS Virgílio de Carvalho, Rua Duarte da Costa, s/n – Bonfim.

DS São Caetano / Valéria – USF Jaqueira do Carneiro, Rua Direta Da Jaqueira sn, Largo do Retiro; USF Lagoa da Paixão, R. Morada da Lagoa, 889 – Nova Brasília de Valéria.

DS Brotas – UBS Mário Andréa – 14º CS, Rua Fortunato Benjamin Saback, s/n – Sete Portas.

DS Boca do Rio – USF Parque de Pituaçu, Rua Araújo Bastos, 100 – Pituaçu; UBS César de Araújo, Rua Manoel Quaresma, 08 – Boca do Rio.

DS Itapuã – USF Vila Verde, Avenida Aliomar Baleeiro, s/n° – Km 12,5; USF CEASA I e II, Estrada das Pedreiras s/n° – CEASA; USF São Cristóvão, Rua São Francisco s/nº, conjunto habitacional de São Cristóvão; USF KM 17, Rua Edmundo Spinola s/nº – Km 17 – Itapuã.

DS Cabula / Beirú – USF Doron, Rua Fernando de São Paulo, s/n – Doron; USF Professor Humberto Castro Lima, Rua Thomaz Gonzaga, s/n – Pernambués.

DS Pau da Lima – USF Gal Costa, Av. Gal Costa, s/n – São Marcos; USF Vila Canária, Rua Cel. Nilton Sá, s/n – Vila Canária.

DS Subúrbio Ferroviário – USF Colinas de Periperi, Rua do Roxinho, 19-37 – Periperi; USF Rio Sena, Rua do Lírio nº 339 – Rio Sena; USF Vila Fraternidade, Rua José do Patrocínio, s/n – Fazenda Coutos; USF Bate Coração, Rua Juracy Magalhães – Paripe ( Bate Coração).

DS Cajazeiras – USF Palestina, Rua Sargento Bonifácio – Final de Linha, Palestina; USF Jaguaripe I, Rua F Jaguaripe I – Fazenda Grande II; USF Fazenda Grande III, Rua Dermeval de Souza Gusmão, Ac local 01, Qd D Fazenda Grande III.