Com pouco mais de um mês após o início da operação, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Paripe e Pirajá, administradas pela Prefeitura, contabilizam, juntas, atendimentos a 6.683 pacientes. A maior parte desse número está concentrada na área clínica para adultos, sendo 2.590 registrados na unidade de Paripe e 1.888 em Pirajá. Na pediatria, foram mais 1.082 na primeira e outros 514 na segunda. Os dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) são desde a inauguração das unidades, em junho, até o último dia 1º de agosto. As UPAs contam também com serviço de ortopedia, enfermagem, nutrição, farmácia e apoio diagnóstico.

A UPA de Paripe possui pouco mais de 1,7 mil m² e fica na Rua São Luís, s/n. Já a UPA de Pirajá, localizada na Rua Direta de Santo Inácio, em Santo Inácio, tem 1,4 mil m². Ambas contam com seis consultórios médicos, um odontológico, laboratório, central de material esterilizado, sala de classificação de risco adulto e pediátrico, sala de reanimação, observação adulto (masculino e feminino) e pediátrica. Além disso, contam com recepção, salas de espera, além de copa, vestiários, depósito de material de limpeza e almoxarifado. Cada uma conta com 25 leitos para estabilização do paciente.

Ranking – Apenas em junho deste ano, no topo do ranking de atendimentos está a UPA do Vale dos Barris, localizada no coração do Centro da cidade, com mais de 8,3 mil atendimentos nas áreas de clínico geral, pediatria e ortopedia. Na sequência está a unidade de San Martin, com cerca de 7,9 mil atendimentos no mesmo mês; Parque São Cristóvão, com 6,2 mil; Adroaldo Albergaria (Periperi), com 5,7 mil; Hélio Machado (Itapuã), com 5,2 mil; Valéria, com 4,3 mil; e Brotas, com 3,7 mil atendimentos. Hoje o município dispõe de 216 leitos de urgência e emergência, sendo trinta destinados à UTI.

As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como oscilação acentuada de pressão arterial, febre alta, fraturas, cortes, infartos e derrames. As estruturas de urgência e emergência inovam ao oferecer estrutura simplificada, como Raio X, Eletrocardiograma, Pediatria, Laboratório de Exames e leitos de observação. Estão abertas todos os dias, ininterruptamente, recebendo casos que precisem de estabilização imediata, dando resolutividade ao problema de saúde do paciente ou encaminhando-o a uma unidade hospitalar.

Hospital Municipal – Está em construção o Hospital Municipal, primeiro equipamento do tipo na cidade, que funcionará 24 horas para atendimentos de urgência e emergência, fortalecendo a rede. A futura unidade de saúde estará integrada as nove UPAs da capital e servirá como retaguarda para os pacientes que ingressarem na rede de urgência e emergência. Embora as UPAs realizem esse primeiro atendimento, será no hospital que os pacientes completarão o tratamento, incluindo internamento, quando for necessário. A estimativa é que sejam atendidos até 60 mil pacientes por mês. A área de urgência e emergência poderá receber até 500 pacientes por dia.