A Prefeitura de Salvador reuniu as Secretarias Municipal da Saúde e da Educação, com o intuito de ofertar a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em escolas da rede municipal, para a população de adolescentes entre 12 a 17 – que ainda não iniciaram o ciclo vacinal. Iniciada nesta quarta-feira (06), a vacina já é uma realidade para Nicolas da Silva Santos, de doze anos, o primeiro a ser vacinado em uma escola da capital baiana. Estudante do quinto ano da Escola Nova Brasília, de Pau da Lima, o jovem disse sentir a dupla sensação de alegria e proteção.

O jovem tem dez irmãos, os pais já estão vacinados, e agora só falta o caçula receber o imunizante. De acordo com Leo Prates, Secretário Municipal da Saúde (SMS), imunizar por completo famílias como a de Nicolas, faz parte do objetivo da ação, além de alcançar toda rede municipal de ensino nesse primeiro momento, visando facilitar o acesso à vacina e ampliar a cobertura. Para isso, a SMS procede com a busca ativa deste público. “Primeiro, queremos dar mais segurança para a escola, pois é uma determinação do Prefeito que as nossas escolas voltem a funcionar sem novas interrupções. Depois de cumprida esta etapa, iremos dialogar com as redes Estadual e Privada, para que esses estudantes também sejam incluídos na nossa busca ativa”, explicou.

O titular da saúde destaca que, para pais, mães e/ou responsáveis possam vacinar seus filhos com segurança e comodidade, foi montada toda estrutura completa, uma vez que a vacina da Pfizer – liberada para este público, “tem toda uma complexidade de manejo, e por isso nos preparamos bem para ofertar o serviço da melhor forma possível para esse público. Assim, ampliamos o número de vacinados e, por conseguinte, a segurança de toda população”, afirma.

Prates ressalta, ainda, os esforços da gestão municipal para continuar fazendo de Salvador uma referência nacional nas estratégias e no êxito das ações de vacinação. “Apelamos aos pais, mães e responsáveis, que não deixem de vacinar seus filhos. Estamos buscando o máximo de segurança para nossa população e fazendo tudo que nos é possível, criando estratégias, fazendo busca ativa, informando e conclamando a população para compreenderem a importância de vacinar seus filhos o quanto antes. São muitos os esforços em um trabalho contínuo, mas para o êxito é necessário compreensão e ação coletiva”, finaliza.

Ao todo, 319 escolas municipais serão contempladas de forma escalonada, e mais de 52.139 crianças e jovens entre 12 e 17 anos fazem parte do público elegível ainda não vacinado. Para ter acesso à vacina, é necessário ter o nome na lista da Secretaria Municipal da Saúde e a autorização preenchida por escrito para pães, mães ou responsáveis, tanto nas escolas quanto nos postos.