Um dos objetivos da Sala de Situação em Saúde de Salvador (SDSS) é o de que as informações em Saúde sejam estratificadas para serem utilizadas em diversos níveis, desde os Distritos Sanitários até as equipes de saúde no nível local. Neste sentido, um passo importante para esta descentralização será iniciado na manhã da próxima terça-feira (21), quando cerca de doze profissionais e gestores que atuam no Distrito Sanitário (DS) Boca do Rio, irão receber treinamento teórico e prático promovido pela SDSS em parceria com a Diretoria Estratégica de Planejamento e Gestão, Diretoria de Atenção à Saúde, Diretoria de Regulação, controle e Avaliação e Diretoria de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

O treinamento será realizado das 09 às 12h, na sede da pasta, localizada na Rua da Grécia, n°3, 7º andar, Comércio. Por meio deste, as equipes de saúde serão capacitadas a utilizar a plataforma digital, através do painel de indicadores que serão monitorados de forma contínua e dinâmica. A qualificação contínua dos servidores e equipe de gestão é parte do projeto piloto para exercitar continuamente e potencializar o processo do monitoramento de indicadores da Atenção à Saúde de Salvador. Este painel da SDSS é um equipamento pioneiro com caráter permanente e contribuirá para o diagnóstico ágil e aprofundado das necessidades e problemas prioritários da rede, auxiliando a gestão na definição e execução rápida de estratégias.

De acordo com Ana Paula Pitanga, sanitarista e gestora da SDSS, a sala de situação é um relevante ambiente para discussão e análise dos indicadores de saúde para que a pasta possa usar no planejamento de ações.  “A ideia é treinarmos servidores e gestores que terão acesso a várias informações conjuntas no mesmo local, para facilitar o acesso das áreas técnicas que irão refletir em cima destes indicadores e definir quais estratégias serão adotadas. Esses treinamentos ocorrerão de forma escalonada e contínua, para que tenhamos as equipes bem preparadas para o trabalho, cuja relevância para a sociedade soteropolitana é incomensurável”, explica

Além disso, a SDSS é um espaço qualificado para subsidiar as tomadas de decisões e avaliação dos impactos das ações, utilizando ferramentas capazes de permitir que a gestão amplie seu olhar sobre as situações de saúde e possíveis soluções. A estrutura já está implantada em nível central desde dezembro/2022 e traz a concepção para o uso estratégico da informação como um instrumento para fomentar o diálogo entre diversos atores, subsidiando a tomada de decisões.

Neste aspecto, o equipamento agrega na gestão da SMS, uma vez que indica diretrizes para a tomada de decisões no setor, a partir de informações ágeis e precisas a respeito dos principais desafios que podem afetar a população, como as arboviroses, leptospirose, diabetes e Covid 19, por exemplo. “A SDSS nos permite monitorar as principais reivindicações dos nossos usuários do SUS em Salvador, a fim de que chegue à população uma saúde de maior qualidade, mais eficaz, humanizada e acolhedora”, considera Ana Paula Matos, vice-prefeita e titular da SMS.