saudenafolia_teste_fique_sabendo2_menor

Jovens entre 17 e 30 anos são responsáveis por 65% dos casos de HIV detectados pelo projeto

1.314 testes rápidos para detecção do vírus HIV, sífilis e hepatite C foram realizados no primeiro dia de funcionamento do Projeto Fique Sabendo nos circuitos da folia. Desse total, 49 exames foram positivos para sífilis, 17 para HIV e 14 reagentes para hepatite C. A estratégia visa a detecção precoce das doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) através da realização de exames gratuitos, com o resultado divulgado em apenas 30 minutos. Este ano, o fato preocupante é que 65% dos pacientes com identificação soropositiva para HIV tinham entre 17 e 30 anos. “Enquanto a Aids no Brasil tem uma leve tendência de queda, nessa faixa etária o número de casos está aumentando. Os jovens têm mais parceiros, se protegem menos e têm a falsa sensação de que o HIV é controlado”, explicou Olivete Borba, coordenadora do projeto no Carnaval.

Onde fazer os testes

Os interessados em realizar os exames podem se dirigir aos dois postos do projeto Fique Sabendo instalados pela Prefeitura na Rua Marques de Leão, na Barra, das 10 às 22 horas, e na Praça Municipal, em frente ao Elevador Lacerda, das 9 às 21 horas, até a terça-feira (09).

Os usuários com sorologia positiva contam com o apoio e orientação dos aconselhadores, e serão acolhidos e encaminhados para uma das unidades de referência da rede municipal onde receberão todo o suporte necessário para o tratamento, inclusive, com a dispensação dos medicamentos retrovirais totalmente gratuitos.

No carnaval de 2015, o Fique Sabendo realizou 7.068 testes rápidos, com 36 diagnósticos positivos para HIV, 137 reagentes para sífilis e 16 para Hepatite C.