fiquesabendo

O estímulo ao diagnóstico precoce da infecção pelo HIV é uma prioridade da Política Nacional de Enfrentamento da Epidemia de Aids do Ministério da Saúde. Por isso, pelo quarto ano consecutivo, a Secretaria Municipal de Saúde realiza o Projeto Fique Sabendo no carnaval de Salvador, com a realização gratuita de testagens rápidas. O diagnóstico é de extrema importância para a realização de um tratamento que garanta a qualidade de vida da pessoa infectada.

O Projeto Fique Sabendo funcionará a partir deste sábado, das 08 às 20 horas, no Instituto Baiano de Reabilitação (IBR), em Ondina, e na Unidade de Saúde da Família do Terreiro de Jesus (anexo à Faculdade de Medicina da UFBA). O paciente contará com apoio e orientação psicológica antes e depois do resultado, que será mantido em sigilo pelos profissionais de saúde. Aqueles cujos resultados forem positivo serão encaminhados para serviços especializados.

Com o fim do carnaval, o teste poderá ser feito gratuitamente durante todo o ano no Centro de Testagem e Aconselhamento Marymar Novais, que funciona no Dendezeiros. O CTA é uma unidade básica de saúde que oferece diagnóstico sorológico da infecção pelo HIV, VDRL, Hepatite Viral B e C e HTLV de forma sigilosa e orientada, acompanhado de aconselhamento como estratégia para fortalecer as práticas seguras de prevenção, contribuindo para a interrupção da cadeia de transmissão das DST/Aids.

No ano passado, 922 pessoas realizaram testes rápidos para detecção do HIV durante o carnaval, com 6 diagnósticos positivos confirmados.