Os 150 servidores da Vigilância Sanitária (Visa), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da Prefeitura de Salvador, foram homenageados durante evento realizado nesta segunda-feira (7), no auditório da Unidompedro, no Comércio. A comemoração, em alusão ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária (5 de agosto), destacou a relevância do trabalho dos técnicos que atuam na proteção e promoção da saúde.

A importância de cumprir os pré-requisitos legais da Visa na abertura e manutenção de um negócio foi reforçada durante a palestra realizada pelo advogado e procurador de Salvador, Bruno Luís Amorim Pinto. A diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa), representada pela titular Mariza Eduane Costa Pinheiro, também marcou presença no evento.

Diariamente, equipes da Visa atuam nas ruas para que normas sanitárias sejam cumpridas e a qualidade dos produtos e serviços seja assegurada, oferecendo assim um ambiente mais seguro para a população soteropolitana. A secretária da Saúde e vice-prefeita, Ana Paula Matos, participou do evento e abriu a fala reforçando a importância do trabalho dos fiscais.

“É uma alegria comemorar esse Dia da Vigilância Sanitária e reconhecer o trabalho desses profissionais que têm a responsabilidade de garantir a promoção à saúde. Nossa ideia não é uma Visa punitiva, e sim uma estrutura com capacidade de orientar e nos ajudar a prevenir os problemas. Então, se a gente consegue orientar um cidadão sobre como seguir as normas, ele já começa seu negócio de maneira adequada e assim todo mundo ganha”, considerou a secretária, acrescentando que o poder público municipal está aberto para toda e qualquer contribuição de melhoria para o serviço.

É papel da Vigilância Sanitária garantir a segurança do que a população consome, a exemplo dos segmentos de saúde, alimentação e farmácia. A diretora de Vigilância e Saúde (Dvis), Andrea Salvador, declarou que os fiscais de controle sanitário atuam diariamente, zelando pela saúde do cidadão através das suas inspeções. “Visitamos locais que vendem e produzem alimentos, farmácias, unidades de saúde, enfim, todos os lugares que podem representar riscos. Fazemos uma avaliação de risco para reduzir a possibilidade de a população ter um adoecimento”, explicou.

A diretora afirmou que o trabalho é feito em duplas e os servidores estão distribuídos nos 12 distritos sanitários de Salvador. “Nossas equipes saem para as inspeções e, a partir daí, liberar os alvarás iniciais. Quem tem comércio ou queira abrir algum, precisa se submeter ao regramento da Vigilância Sanitária para ter o seu estabelecimento de forma regulada dentro do município”, destacou.

Viés educativo – À frente da coordenação das equipes de rua da Visa, Ludmila Costa ressaltou o viés educativo do trabalho. “Hoje o foco da Vigilância é fazer com que o cidadão entenda o quanto é fundamental respeitar as regras. Atuamos no sentindo de orientar”, disse.

Sobre a comemoração, a coordenadora afirmou considerar essencial valorizar o papel dos técnicos. “Hoje estamos aqui para celebrar com a categoria. Nosso papel na sociedade é vital e somos parceiros e parceiras da população”, completou.

Qualquer cidadão pode solicitar os serviços ou realizar denúncias à Vigilância Sanitária, através do Fala Salvador, no número 156. Para prestação do melhor serviço, a Visa monta um cronograma de capacitação dos servidores que ocorre ao longo do ano.