O Serviço Municipal de Assistência Especializada da Secretaria Municipal da Saúde, localizado no bairro da Liberdade, oferece gratuitamente testes para detecção das hepatites. A unidade de saúde realiza uma média mensal de 50 testes laboratoriais, número 67% menor do que a capacidade de atendimento da unidade.

A enfermeira do Serviço, Daniela Freitas, alerta sobre a importância do diagnóstico precoce. “Quanto mais cedo for detectada a doença, podemos orientar o paciente a evitar a transmissão e iniciar um tratamento adequado. As chances de evolução para um estado crônico aumentam quando a pessoa procura tratamento tardiamente”.

Os interessados em realizar teste o laboratorial ou tratamento da doença podem se dirigir à unidade com documento de identificação pessoal e o cartão SUS. Aqueles que obtiverem diagnóstico positivo serão encaminhadas para tratamento no próprio local, passando por uma equipe multidisciplinar formada por hepatologista, enfermeiro, técnico em enfermagem, assistente social e psicólogo. Hoje, cerca de 150 pacientes estão em tratamento.

Hepatite

Hepatite é toda e qualquer inflamação do fígado e que pode resultar desde uma simples alteração laboratorial, até doença fulminante e fatal. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Quando os sintomas aparecem os mais comuns são: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.  A data de 19 de maio é considerada como o “Dia Mundial de Combate à Hepatite”.

Na Bahia, a predominância dos vírus são os tipos A, B e C. A doença é um importante problema de saúde pública, com severas implicações à população, podendo ser prevenida e controlada através de vacinação (Hepatite A e B) e tratamento (Hepatite C).

Vacina gratuita nos postos de saúde

Os jovens com idades entre 25 e 29 anos podem se vacinar gratuitamente nos postos de saúde do município contra a Hepatite B. Profissionais da saúde, portadores de qualquer tipo de hepatite viral, homens e mulheres que mantêm relações sexuais com pessoas do mesmo sexo, bombeiros, policiais, carcereiros, caminhoneiros, manicures, profissionais do sexo, coletores de lixo domiciliar ou hospitalar, profissionais envolvidos em atividades de resgate, doadores de órgãos ou de medula óssea, vítimas de abuso sexual, vítimas de acidentes com material biológico, parceiros sexuais de portadores do vírus da hepatite B, pessoas imunocomprometidas (portador do HIV, por exemplo) e pessoas reclusas também fazem parte do grupo prioritário de vacinação contra a doença.