recanto_lagoa_inauguracao

O Subúrbio ganhou mais duas unidades reformadas e com equipes completas: são as Unidades de Saúde da Família (USFs) Recanto da Lagoa e de Fazenda Coutos II, que foram entregues pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, nesta quinta-feira (12). As duas unidades ofertarão serviços de atenção integral, considerando as áreas prioritárias da atenção básica nos programas de hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme. Também serão oferecidos serviços complementares como curativo, coleta de material para exames laboratoriais, vacinação, marcação de consulta para outras especialidades e outros exames ofertados no Distrito Sanitário, distribuição de medicamentos básicos e fornecimento do Cartão SUS.

A USF de Recanto da Lagoa tem capacidade para atender cerca de 600 pessoas por dia com atuação de cinco equipes de saúde da família e duas de saúde bucal. Já a USF de Fazenda Coutos II atenderá cerca de 550 pessoas diariamente através de quatro equipes de saúde da família e duas de saúde bucal.

O secretário José Antônio Rodrigues Alves destacou que a Prefeitura honra o compromisso de oferecer aos usuários da rede municipal infraestrutura necessária para que os pacientes possam ter atendimentos de qualidade, de maneira confortável. Ainda segundo o secretário, em 2014, será possível continuar promovendo alguns benefícios na saúde, além do andamento do programa de requalificação da capacidade física instalada. “No próximo ano, serão contratados mais mil agentes comunitários de saúde porque não é possível mais que um profissional atenda a 1,6 mil pessoas, enquanto deveria atender a cerca de 500. Começamos um processo de avaliação sobre a premiação das unidades que alcançarem índices do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ)”, afirmou o titular.

O prefeito lembrou que a qualidade dos serviços prestados depende de uma infraestrutura adequada, ressaltando que o Subúrbio é uma prioridade da administração, que tem como objetivo ampliar a presença da gestão na região. “Por esse motivo, colocamos a UPA de Periperi funcionando plenamente pela primeira vez desde o início da sua operação e resolvemos construir uma UPA em Paripe, ampliando, portanto, o atendimento de urgência e emergência na região. Até o final do ano, teremos todas as equipes consistidas porque sabemos que saúde é a primeira necessidade”, observou, acrescentando que o Subúrbio será o primeiro a receber, a partir do próximo ano, o programa de requalificação das escolas municipais.