Além disto, a SMS promove nesta quinta-feira (20), o webinário “Organização do rastreio do câncer de colo de útero para a qualificação da coleta e seguimento”

A parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) e Secretaria Municipal de Políticas para mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) prossegue com a oferta de serviços em alusão Outubro Rosa, na Loja Rosa, localizada no Shopping Center Lapa, nesta sexta-feira (21), das 13 às 17h.

A Loja Rosa, inaugurada na quarta-feira (19), acolhe população de mulheres ofertando atividades especiais, com uma programação totalmente voltada à atenção à mulher, por meio das quais elas recebem orientações relacionados a prevenção e tratamento da obesidade, bem como da hipertensão arterial, Diabettes Mellitus, dicas para o hábito da alimentação saudável e conscientização Antitabagismo, além de Orientações sobre autoestima da mulher.

A ação visa orientá-las acerca das principais ações e cuidados que necessitam ser realizados para prevenir o câncer de mama e de colo do útero e, para isso, serão realizadas no local palestras e rodas de conversa sobre Direitos da saúde da mulher, onde serão orientadas sobre formas de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), planejamento reprodutivo. Também serão oferecidos os seguintes procedimentos: Aferição de PA e Glicemia Palestra sobre câncer de mama.

O Secretário Municipal da Saúde, Decio Martins, enaltece a importância da parceria e a inauguração da Loja Rosa, no Center Lapa, e convida às mulheres a participarem da campanha. “Mais uma ação que visa ampliar o cuidado integral com a saúde das mulheres, fruto da parceria exitosa entre a SMS e a SPMJ, garantindo a abrangência dos serviços para a população feminina de Salvador em um local de grande circulação, no centro da cidade. Convidamos todas as soteropolitanas a passearem na Loja Rosa, e receberem os cuidados que merecem ”, Convida.

Qualificação

Seguindo a programação, a SMS, através, do Campo Temático da Saúde da Mulher, realiza hoje, às 14h, o Webinário “Organização do rastreio do câncer de colo de útero para a qualificação da coleta e seguimento”, visando a qualificação exclusiva dos profissionais da rede de atenção à saúde da SMS, no âmbito do Outubro Rosa. O evento online contará com a participação de Sandra Marques e Virgínia Perrucho- Campo temático da Saúde da Mulher – e Cris Gomes/NIS/DGC/SESAB, responsáveis pela ministração das palestras e tem como objetivo a capacitação para profissionais saúde e terá como foco o diálogo sobre a organização do rastreio de câncer de colo de útero em Salvador, para além da oferta de Papanicolau.