ceo_federacao_procedimentos

Mais 1.300 pessoas serão beneficiadas a partir de iniciativa da Prefeitura de Salvador

Desde o mês de junho os soteropolitanos contam com os serviços de prótese dentária de forma totalmente gratuita através de quatro Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) da Prefeitura, localizados nos bairros da Federação, Cajazeiras, Periperi e Cabula. N
os primeiros dois meses de operação, quando o programa estava em fase experimental, 60 pacientes foram beneficiados pelo projeto. Agora, todas as unidades estão funcionando com capacidade plena para produzir cerca de 250 itens por mês entre próteses totais, parciais removíveis, fixas unitárias e coroas protéticas. A expectativa é de beneficiar mais de 1.300 pessoas até o final do ano.

Sinay Damasceno, 55 anos, moradora da Ribeira, usa a mesma prótese há 20 anos, adquirida na rede particular. Porém, o desgaste do material está machucando a gengiva, causando dores e incômodo. Ela foi referenciada pelo posto de saúde Virgílio de Carvalho, no Dendezeiros, e está fazendo o tratamento há pouco mais de um mês. “Estou muito feliz com a oportunidade de trocar minha prótese por outra de melhor qualidade e mais adequada a minha boca, sem custo nenhum. De outra forma não seria possível porque estou desempregada”, afirmou a tímida Sinay.

Já Maria dos Anjos Santos Lopes, de 63 anos, há duas décadas contava com apenas 10% da arcada dentária. Como também não tinha condição financeira de pagar por uma prótese, associada ao medo de dentista, nunca procurou pelo serviço até que foi convencida pelo odontólogo da Unidade de Saúde da Família do Calabar a dar início ao tratamento. Hoje já está na terceira sessão, faltando apenas duas para apresentar um novo sorriso. “Nunca imaginei que teria coragem de fazer o tratamento, nem mesmo que ele fosse oferecido de graça”, comemora.

O tratamento das duas pacientes no CEO Federação está sendo realizado pela dentista Cassiana Moleiro. “Você restabelecer a autoestima do paciente, devolvendo seu sorriso, é muito gratificante. Além disso, estamos devolvendo a capacidade de mastigação, do prazer em comer, e colaborando com o rejuvenescimento dessas pessoas”, comemorou, afirmando que as pacientes ficarão com aparências muito mais jovens. Moleiro destaca ainda que cuidar dos dentes não é apenas questão de estética, porque a falta dos mesmos pode desencadear uma série de problemas de saúde como dores de cabeça ou intestinais. Por isso, destaca a importância e qualidade do serviço oferecido pela Prefeitura dentro dos padrões técnicos exigidos e com profissionais especializados.

Acesso ao serviço – Para o usuário ter acesso ao serviço é necessário que o mesmo passe primeiro por um dos 107 consultórios odontológicos da atenção básica espalhados pela capital para realização de todos os procedimentos clínicos necessários como restaurações, extrações e limpeza. O dentista das unidades básicas é quem encaminhará para tratamento – via ficha de referência – os pacientes com condições clínicas bucais adequadas e desejáveis para o uso de próteses dentárias.

Pesquisa Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, divulgada em 2010, mostra que mais de três milhões de idosos necessitam de prótese total (nas duas arcadas dentárias) e que outros quatro milhões precisam usar prótese parcial. Por isso o acesso a esse tipo de serviço no SUS configura-se como um ganho para a população de Salvador, uma vez que este tipo de procedimento possui um custo elevado na iniciativa privada.

ceo_federacao_procedimentos_1 ceo_federacao_procedimentos_2
Fotos: Paulo Almeida – Ascom / SMS