Pensando no melhor atendimento e conforto da população, a Secretaria Municipal da Saúde deu início a uma série de reformas nas unidades de saúde. As estruturas antigas dos prédios, que não passam por obras há bastante tempo, muitas vezes impossibilitavam um atendimento qualificado.

O antigo imóvel que abrigava a USF Pernambuezinho, no Distrito Sanitário Cabula/Beiru, foi demolido e em seu lugar está sendo erguido um novo prédio, bem maior e com melhores instalações. A nova unidade vai oferecer estacionamento, e terá seis consultórios médicos, dois dentários, sala de espera, sanitários para pacientes e adaptados para deficientes, farmácia, salas de vacina, curativo e de procedimentos. “No segundo andar do imóvel funcionará a administração, com copa, almoxarifado, salas de reunião e esterilização, e sanitárias para funcionários. O prédio, que tinha 140 m², passará a ter 300 m². Isso é mais que o dobro de área construída”, explica Dr. Teófilo. Ainda este ano a população poderá ser atendida no local.

Na Unidade de Saúde da Família San Martin há vazamentos generalizados no telhado, redes hidráulica e de esgoto precárias e falta de pintura. Por isso, tudo está sendo reformado e já em agosto um novo posto será entregue à comunidade.

Já foram iniciadas as reformas também das USF Jones Leste, no Lobato, Pituaçú, Gamboa, do almoxarifado do SAMU, no IAPI, do Centro de Saúde Pituaçú e dos Centros de Especialidades Odontológicas de Mussurunga e Periperi. A iniciativa visa sanar problemas de todos os tipos. “Há falhas nos pisos, pintura, revestimentos, alvenarias, redes hidráulicas e de esgoto”, explica o engenheiro da SMS, Teófilo Almeida.

Na USF Jones Leste, além da reforma dos pisos, pintura, pavimentação externa e revisão das redes elétrica, hidráulica e de esgoto, serão construídos também dois novos consultórios dentários, reservatórios de água subterrâneo e elevado, e ainda uma área para vacinação animal. Já no Centro de Saúde Pituaçú e USF Gamboa, a reforma será um pouco mais trabalhosa. “Os prédios são muito antigos e por isso vamos praticamente construir novas unidades. Iremos pintar, trocar piso, rede elétrica, hidráulica, e no caso de Pituaçú, por exemplo, mudar o layout interno da unidade. Tudo ficará novo”, afirma Dr. Teófilo.

Os CEOs de Mussurunga e Periperi terão uma nova pintura e já passam por uma revisão hidráulica e elétrica, enquanto que a USF Pituaçú terá novas portas e um novo telhado, além de um ambiente muito mais humanizado. A próxima reforma a ser iniciada será da USF Boa Vista do Lobato, que terá novo telhado, novos banheiros, novo revestimento e nova pintura.