A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador recebeu, nesta sexta-feira (20), a visita do Ministério da Saúde na Unidade de Saúde do Curralinho e na Rede de Frio Municipal – (Cemadi), em acompanhamento das atividades voltadas à Campanha de Multivacinação.

A vice-prefeita e secretária da SMS, Ana Paula Matos, foi a anfitriã do encontro na capital baiana com Eder Gatti, diretor nacional de Imunização e Doenças Imunopreveníveis, e destacou os esforços realizados na rede para assegurar ao máximo a multivacinação.

“A SMS tem adotado estratégias almejadas pelo Ministério da Saúde, visando cumprir esta responsabilidade coletiva de todos as esferas governamentais, com o principal objetivo de elevar as coberturas vacinais e impedir a reintrodução e disseminação de doenças preveníveis. Temos o desafio de fortalecer junto à população o importante papel da vacina para assegurar nossa qualidade de vida, proteger e salvar vidas, e mobilizar o maior número de pessoas nessa estratégia tão importante, que é o ato de se vacinar”, destaca a gestora da pasta.

Estiveram também acompanhando a iniciativa representantes da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia ( Sesab); e do munícipio, como a diretora de Vigilância à Saúde, Andrea Salvador e Doiane Lemos, coordenadora de imunização, além da presença ilustre do Zé Gotinha, símbolo nacional da vacinação, além de Vânia Rebouças, da Coordenação Estadual de Imunização, e Rivia Mary de Barros – Superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde (SUVISA).

A atividade integra o Movimento Nacional pela Vacinação, lançado em fevereiro deste ano pelo Ministério da Saúde, que de acordo com a pasta, tem o objetivo de retomar a confiança dos brasileiros na cultura de vacinação.

Em Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde tem somado esforços para ampliar e facilitar o acesso à imunização através de prorrogação de horário de atendimento na rede básica, mobilizações em escolas, creches, lares de acolhimento, abrigos, shoppings, estações rodoviárias e de transbordo, supermercados, associações, e em demais ações, como o Saúde dos Bairros, Dias Ds de multivacinação, e parcerias interinstitucionais envolvendo toda a Prefeitura de Salvador.

De acordo com Eder Gatti, o Movimento Nacional pela Vacinação é uma estratégia de comunicação e mobilização e, atreladas a ela acontecem ações de multivacinação de forma regionalizada. Ele também detalhou demais programações da visita à Salvador.
“Apresentamos aos municípios o microplanejamento, que são ferramentas para que consigam fortalecer a sua rotina e direcionar, por exemplo, a vacinação para aquele público que não está vacinado, ou seja, sendo mais efetiva. São estratégias para fortalecer o programa e fazer com o quê a cobertura melhor em cada cidade”, explicou o diretor.