A Secretaria Municipal da Saúde recebeu oficialmente na manhã desta terça-feira (16) oito Unidades de Saúde da Família (USF) que fazem parte do convênio firmado entre governo do Estado e Prefeitura do Salvador. Duas unidades já se encontram em funcionamento e as demais serão abertas em julho, após serem equipadas com mobiliário e profissionais.

A partir de agora são de responsabilidade da SMS as USF da Estrada da Cocisa, Bate Coração, Alto de Coutos II, Alto do Cruzeiro, São João do Cabrito, São José de Baixo, Calabar e Costa Azul. Participaram das solenidades os secretários de Saúde de Salvador, José Carlos Brito, e do Estado, Jorge Solla. “Nós assumimos a partir de hoje essas unidades e vamos colocá-las para funcionar. Temos que realizar alguns reparos estruturais em algumas delas, mas em julho esperamos estar com todas de portas abertas à população, inclusive com equipes trabalhando”, afirmou o secretário José Carlos Brito.

A Conder ficou responsável pela construção das unidades e o município pela administração (equipamentos e recursos humanos). Duas das que foram entregues oficialmente hoje à SMS já estavam em funcionamento, Calabar e Alto do Cruzeiro. “Nós já temos três equipes trabalhando com médicos, enfermeiros, dentistas e agentes comunitários. Há 9 anos atendemos a população aqui e agora, com certeza, o atendimento vai melhorar”, contou a técnica em enfermagem da USF do Alto do Cruzeiro, Darlene Lemos.

Equipe completa

A USF Zulmira Barros, no Costa Azul, já está sendo equipada e, inclusive, já conta com equipe de profissionais completa para prestar atendimento à população. “O nome da unidade é uma homenagem à líder comunitária que lutou muito pela construção deste centro de saúde. E é com muito prazer que nós vamos cuidar dele e prestar um bom atendimento a todas essas famílias”, afirmou Brito.

Já a unidade de Bate Coração precisará de um pouco mais de tempo para dar início aos atendimentos. “Teremos que resolver alguns problemas estruturais. São infiltrações por causa da chuva, rachaduras nas paredes e danificações nos tetos das salas”, explicou o engenheiro da SMS, Teófilo Almeida.

Os reparos serão iniciados ainda este mês. “O próprio secretário Jorge Solla reconheceu essas pendências, mas agora não é hora de buscar responsáveis, e sim de resolver o problema, e nós vamos resolvê-lo. Os recursos já estão disponíveis”, finalizou o secretário.

Milhares de pessoas serão beneficiadas com as oito unidades de saúde. No dia 29 de maio, a Prefeitura inaugurou a USF Palestina, beneficiando mais de 20 mil famílias do bairro que reivindicavam o posto há cerca de 50 anos. O secretário municipal da Saúde informou que sua meta é melhorar a saúde do município e aumentar a assistência à comunidade. Por isso, um dos objetivos é aumentar a cobertura do PSF em Salvador.