Nesta sexta-feira (03), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou treinamento e qualificação do Sistema Vida para estudantes, professores e multiprofissionais da Universidade de Tecnologia e Ciências (UniFTC). Uma parceria inédita entre a Prefeitura e a Instituição – em processo de finalização – possibilitará a realização de mais 1.300 consultas especializadas em Salvador, incluindo ginecologia, pediatria e hematologia.

Conforme o Subsecretário Municipal da Saúde, Décio Martins, o treinamento para operação do Sistema Vida é fundamental para o pleno desenvolvimento dos serviços em parceria com a UniFTC. “ Esse treinamento é de extrema importância, pois é através do Sistema Vida que operacionalizamos o atendimento, logística e etc. A parceria firmada demonstra o compromisso social da UniFTC com a população de Salvador, o que está para além das salas de aula e da educação, e quem sai ganhando são os soteropolitanos que ampliarão os locais e formas de cuidado com a saúde”, destaca.

A iniciativa tem como proposta a criação da primeira Unidade Docente Assistencial (UDA) no município. O empreendimento pioneiro na Bahia é um modelo já adotado na cidade de Maceió – Alagoas, e está em fase de conclusão dos tramites formais para início do funcionamento na capital baiana. O treinamento realizado pela SMS é o primeiro passo para a implantação dos serviços.

As 1.300 consultas especializadas poderão ser atendidas em um dos vinte e oito (28) consultórios da UniFTC, que está em fase de ampliação para cinquenta e seis (56) equipamentos.