Em ação para o Carnaval de Salvador 2024, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reuniu na Escola de Saúde Pública (ESP), durante a manhã desta quinta-feira (1), os profissionais de imunização em um treinamento das estratégias de vigilância para doenças imunopreveníveis, gestão de imunobiológicos e monitoramento da rede de frio.

O objetivo principal do encontro foi assegurar a prevenção da população durante o carnaval, período em que milhares de pessoas estão nas ruas, durante o verão, o que pode corroborar para o aumento de doenças e ocorrências de emergência.

Os profissionais estarão fazendo a busca ativa nos postos a fim de identificar possíveis casos que requerem intervenção como por exemplo, suspeitas de casos de sarampo, acidentes que possam necessitar a vacinação contra o tétano, acidentes com animais que possam ter a necessidade de vacinação contra a raiva ou casos de violência com cortes que necessitem de imunização contra a Hepatite B.

“A equipe está para tratar casos suspeitos de doenças imunopreveníveis e agir diante de situações de exposição na qual tenham indicação de intervenção através de vacinas e soros (profilaxia contra a raiva, contra o tétano, contra varicela) e de medicamentos (quimioprofilaxias contra coqueluche, influenza e meningite)” destacou Doiane Lemos, coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

As buscas ativas estarão sendo realizadas nas 16 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) durante os festejos de Carnaval. Já os 15 módulos de saúde montados nos principais circuitos estarão informando os profissionais caso o serviço seja necessário.