A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS), em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e dentro das ações de implementação da Rede de cuidados a este público, realiza seminário com o tema “Saúde, cuidado e inclusão às pessoas com deficiência em Salvador”, no auditório da Faculdade UNIRUY, Campus Paralela, das 8h às 17h desta sexta-feira (22).

O encontro tem como público alvo profissionais da atenção primária do município, representações de entidades da sociedade civil e assistenciais e visa a qualificação e fortalecimento do cuidado integral à pessoa com deficiência. No turno matutino ocorrerão exposições dialogadas com temas relacionados ao cuidado à pessoa com deficiência no território; acessibilidade; experiências exitosas. No período vespertino, oficinas práticas nas temáticas: deficiência física/ atenção ao ostomizado e transtorno do espectro autista, propiciando ao participante, aprofundar conhecimento acerca da temática e possibilidades de atenção/acolhimento.

Ana Paula Matos, vice-prefeita e secretária de saúde destaca a importância da iniciativa “É essencial debatermos estratégias que visem a integralidade do cuidado às pessoas com deficiência, sua proteção, reabilitação e inclusão em todas as esferas da vida social. Visamos seguir numa gestão cada vez mais voltada à promoção da qualidade de vida, prevenção, atenção integral à saúde, capacitação dos nossos profissionais e melhoria da qualidade dos serviços para assegurar em nossa rede ações de cuidados às pessoas com deficiência”, declara a gestora da pasta.

Momento 1: Acolhimento e Recepção dos participantes – Horário: 08h- 8:15h
Momento 2: Abertura – Horário: 08:15-8:30h
Boas-vindas aos participantes, breve explanação das atividades que serão desenvolvidas no dia. Apresentação dos mediadores.

Momento 3: Roda dialogada- Horário: 8:30 às 12:00h
– Explanações individuais: 08:30 à 11:00h
Tema1: Acessibilidade: Estratégias
Mediação: Thamyres Azevedo – Arquiteta da Secretaria de Mobilidade/ Prefeitura de Salvador

Tema 2: Estratégias para o fazer no território com vistas a integralidade do cuidado à PCD
Mediação: Fernanda Reis- Terapeuta Ocupacional e Professora da UFBA do curso de Terapia Ocupacional e estudiosa da área.

Tema 3: Relato de experiência exitosa no Tratamento de Lesão em Pé diabético e seus reflexos na prevenção de incapacidade permanente.
Mediação: Jéssica Silva da Silva. Enfermeira da USF Itacaranha. DSSF
Tema 4: Apresentação de dados de pesquisa Projeto REDECIN
Mediação: Henrique Saldanha – Prof. da UFBA e pesquisador do Projeto REDECIN

– Abertura para discussão entre oradores e perguntas do público: 11:00 às 12:00h

Momento 4: Oficinas Práticas Horário: 13:00 às 17:00h
– Informes iniciais: 13:00h às 13:30h
Oficina 1: Vivência Deficiência Física: Workshop Realidade Simulada: convivendo com uma Ostomia.
Mediação: Irlane Leite e Rosana Pimentel- APAE CER II COUTOS
Oficina 2: Vivência Sensorial Deficiência Visual: Recursos ópticos para pessoas com baixa visão, você já ouviu falar sobre isso?
Mediação: Maria Angélica Bastos Rocha e Bárbara Alves- Professoras do Instituto de Cegos da Bahia-ICB
Oficina 3: Vivência Deficiência Intelectual/ TEA
Mediação: Nicole Marques – Fonoaudióloga do CER II/ APAE Coutos e Taís Costa– Pscicóloga do CER II/ APAE

Momento 5: Fechamento e Agradecimentos – Horário: 16:30h