A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Subcoordenadoria de Cuidados Transversais à Saúde – Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS), promove neste mês de fevereiro, diversas ações de conscientização e combate ao câncer nas Unidades de Saúde, em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado em 04 de fevereiro.

A data, bem como todo este mês da Campanha, tem como objetivo aumentar as ações educativas sobre a doença, que atualmente é a segunda principal causa de morte no mundo, incentivando sua prevenção, diagnóstico precoce e acesso ao tratamento. Por isso, durante todo esse mês de fevereiro, o Campo Temático de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), segue promovendo ações de conscientização da população nas unidades de saúde de Salvador, através de atividades de educação em saúde, com rodas de conversa, exercícios lúdicos em grupos, com distribuição e utilização de material educativo, orientações e encaminhamentos para serviços especializados.

Nesta terça-feira (19), foi a vez da Unidade de Saúde da Família (USF) Professor Guilherme Rodrigues da Silva, no Arenoso, receber a iniciativa, que uniu profissionais e dezenas assistidos pela unidade. “Considerando que o alto índice de massa corporal, o baixo consumo de frutas e vegetais, a falta de atividades física e uso de álcool e tabaco, são alguns dos fatores de risco para a doença, estamos promovendo essas ações informativas, com atividades lúdicas nessas unidades, pois sabemos o quanto é importante conhecermos sobre essa doença, que anualmente afeta tantos brasileiros”, destaca Ana Paula Matos, vice-prefeita e titular da SMS.

Na SMS, a Atenção Primária à Saúde (APS) tem como propósito de trabalho a realização de ações de promoção da saúde e prevenção dos fatores de risco relacionados à doença.