O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é celebrado anualmente em 26 de abril. Foi instituído através da Lei nº 10.439/2002, com o objetivo de aumentar a conscientização, incentivar o diagnóstico precoce e promover ações de promoção à saúde. Para garantir a assistência dos soteropolitanos acometidos pela doença crônica, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) oferta nas 160 Unidades Básicas de Saúde, incluindo as Unidades de Saúde da Família (USF), o atendimento integral, através de equipes multidisciplinares formadas por médicos, enfermeiros e multiprofissionais de saúde, bem como a dispensação gratuita de medicamentos para controle da patologia.
Além disso, cotidianamente, a SMS promove a realização de serviços de aferição da Pressão Arterial (PA), testes de glicemia e orientações nutricionais para os usuários das Unidades Básicas de Saúde. E como forma de fortalecer à prevenção e o combate à Hipertensão Arterial, durante toda esta semana, a Secretaria põe em prática uma mobilização especial nas unidades, com atividades educativas, através da abordagem de temas relacionados ao autocuidado e mudança do estilo de vida – alimentação saudável, redução do consumo de sal, prática de atividade física entre outros; busca ativa de pessoas com diagnóstico de hipertensão arterial, principalmente os usuários que não se encontram em acompanhamento regular nas unidades de saúde; consultas de rastreamento e identificação de risco cardiovascular global (RCVG) e aferição da PA nos usuários para captação de pessoas que estão sem diagnóstico de hipertensão arterial.

A SMS realiza, ainda, no dia 26 de abril, uma ação de qualificação para os Enfermeiros e Médicos da rede da Atenção Primária à Saúde, sobre “Estratificação de Risco Cardiovascular na Atenção Primária à Saúde” entendendo a necessidade de fortalecimento das ações de rastreamento e identificação de RCV na APS, para melhoraria do acompanhamento dos usuários e promoção da saúde cardiovascular. Além disso irá realizar “Caminhada de Promoção à Saúde”, no dia 27/04/2024, em alusão ao Dia Mundial da Atividade Física (06 abril), Dia Mundial da Saúde (07 abril) e Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26 abril), buscando dar visibilidade ao enfrentamento dessas.
A vice-prefeita e titular da SMS, ressalta que, segundo informações do Ministério da Saúde, a Hipertensão Arterial (HAS) afeta mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo, sendo o principal fator de risco para doenças cardíacas, doenças renais e outras complicações cardiovasculares. “Por isso, essa data serve como um lembrete para as pessoas verificarem regularmente sua pressão arterial (PA) e adotarem medidas para mantê-la dentro dos limites saudáveis. Nesse sentido, intensificamos e fortalecemos durante toda essa semana, as ações preventivas nas nossas unidades de saúde, porque entendemos que a prevenção, a conscientização, é sempre o melhor caminho. ”, convida.