A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador, através do Distrito Sanitário de Cajazeiras, ofertou acolhimento, vacinação e assistência aos moradores do Parque Silvio Leal, após as fortes chuvas registradas na capital baiana nos últimos dias.

Nesta segunda-feira (27), uma equipe multiprofissional esteve no Colégio Dois de Julho, em Cajazeiras, proporcionando serviços de imunização, atendimento médico, consultas, orientações e encaminhamentos para exames. A ação integra a articulação conjunta das secretarias municipais como a de Promoção Social (SEMPRE), Defesa Civil (Codesal) e Ordem Pública que seguem atendendo a população com a realização de cadastros do auxílio emergência, serviços de limpeza urbana e vistoria dos imóveis, dentre outros.

A secretária de Saúde e vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, que durante todo o sábado esteve presente nas áreas atingidas, reitera a importância do acolhimento imediato às famílias, além das ações de prevenção no cuidado integral com a saúde.

“Estamos reforçando a vacinação dos técnicos envolvidos na Operação Chuva e, especialmente, dos moradores das áreas atingidas; intensificamos o combate às arboviroses e leptospirose, além de ofertarmos em conjunto com outras pastas uma série de ações ágeis e integradas, fruto do planejamento que vinha sendo realizado para este período chuvoso. Agora estamos colocando em prática, à medida da necessidade da nossa população, e assim, minimizando os efeitos das chuvas na vida dessas pessoas ”, destaca a gestora.

Neste ano, a SMS ampliou a participação na Operação Chuva 2023. Focadas na prevenção, envolvendo planejamento e assistência, as ações objetivam minimizar os efeitos adversos da chuva no município tanto para população como para os profissionais envolvidos nos trabalhos.