A Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a ONG internacional de ajuda humanitária Médicos Sem Fronteiras, lança nesta quinta-feira (25), o Manual de Gestão de Risco para atuação das equipes de saúde em áreas de vulnerabilidade social de Salvador.

Presente no Rio de Janeiro desde 1993, os projetos da ONG na cidade caracterizaram-se por serem desenvolvidos em comunidades com situação de violência endêmica, sendo necessário elaborar um documento que formalizasse regras básicas de segurança para lidar com a realidade.

O Manual foi produzido a partir de Oficinas realizadas entre os dias 15 e 25 de setembro de 2009. O documento é a compilação das sugestões fornecidas pelos profissionais de saúde lotados em unidades que dão cobertura a bairros como Congo, Fazenda Coutos, Alto de Coutos, Bate Coração, Paripe, Rio Sena, Nova Constituinte e Arenoso.

Entre outras orientações aos profissionais de saúde, o Manual diz que é importante que os mesmos saibam sobre acontecimentos relevantes na comunidade, passando posteriormente as informações pertinentes à Gerência da Unidade de Saúde a qual presta serviço. Deve estar sempre atento, mas sem fazer perguntas que possam comprometer ou levantar suspeitas infundadas. O profissional tem que lembrar que a busca de informações tem como objetivo avaliar a situação de segurança e para nenhum outro motivo. As questões de segurança devem ser partilhadas e incluídas nos encontros de equipe, Unidade e Distrito, sendo qualquer incidente reportado à Gerência, que por sua vez discutirá com a equipe novas estratégias de atuação quando necessário.

O lançamento do Manual será realizado em uma cerimônia oficial, a partir das 14h, na Escola Bahiana para Desenvolvimento das Ciências, na Avenida Silveira Martins. O objetivo é divulgar o Manual para todos os profissionais atuantes na rede de serviços públicos de Saúde de Salvador. Participarão da solenidade a Assessora Técnica da SMS, Dra. Lucélia Magalhães, a coordenadora de Recursos Humanos da SMS, Dra. Socorro Tanure, e a coordenadora de Atenção e Promoção à Saúde da SMS, Ana Angélica de Araújo dos Santos. Representando a ONG Médicos Sem Fronteiras, participam os facilitadores do projeto, o enfermeiro sanitarista Mauro Nunes, e a psicóloga Rosana Ballestero. Também participam do evento autoridades públicas, profissionais que colaboraram com a construção do Manual, Coordenadores de Distrito Sanitário, COAPS, CDRH, CAD, COSAM/VIEP, Coordenadora da Comissão Gestora Estadual do Plano Operativo para as Ações Integradas na Prevenção ao Uso de Drogas e Violência e representantes das Universidades Conveniadas.

Programação:

14h: Credenciamento.
14:30 h: Acolhimento – Dramatização sobre a Cultura da Paz.
14:50 min: Mesa de Abertura.
15:30 min: Palestra sobre Cultura da Paz.
15:50 min: Palestra sobre gestão de risco em área de vulnerabilidade social.
16:40 min: Encerramento.