A Secretaria Municipal da Saúde intensifica a partir desta terça-feira (18) em Salvador a vacinação contra a poliomielite. A ação faz parte da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a doença, que teve seu dia D adiado para 19 de setembro, por conta da grande demanda por atendimento nas unidades de saúde das capitais pelo vírus da influenza.

A expectativa da Secretaria Municipal da Saúde é vacinar até o fim da campanha aproximadamente 212 mil crianças menores de cinco anos. Na primeira etapa atingimos 81,6% de cobertura. Neste segundo momento devem voltar às unidades de saúde as crianças que já foram imunizadas e as que não foram.

Até o dia 1º de setembro a vacinação poderá ser feita apenas nas unidades de saúde de Salvador. Depois dessa data, escolas, supermercados, igrejas, associações, estações de transbordo, shoppings, quartéis, unidades de saúde e outros estabelecimentos também serão incluídos na campanha.

Mesmo com a erradicação da doença no Brasil, ainda há risco da reintrodução do vírus selvagem no país. “No ano passado não alcançamos a meta de 212 mil crianças, e isso vem se repetindo a cada ano, o que nos deixa preocupados, uma vez que as crianças que não são vacinadas ficam suscetíveis ao vírus que pode vir de outros paises da África”, explica a coordenadora do setor de doenças imunopreviníveis da SMS, Ana Rita Vasconcelos.

Por isso, o objetivo da campanha é assegurar que todas as crianças menores de cinco anos sejam imunizadas. “A campanha garante que essa criança tome pelo menos duas doses da vacina, o suficiente para que ela produza anti-corpus contra o vírus”, esclarece Ana Rita.

As crianças menores de um ano devem tomar três doses da vacina aos dois, quatro e seis meses. Quando completam 1 ano e 3 meses elas devem receber um reforço, e até os 5 anos outras duas doses. “Assim ela estará protegida e o Brasil continuará livre do vírus”, afirma Ana Rita.

Toda criança que tem menos de cinco anos deve ser vacinada. Apenas aquelas que estão passando por quimioterapia, radioterapia, ou esteja com febre alta, ou tomando altas doses de corticóide devem adiar a vacinação, já que a dose não fará efeito. É importante salientar que a vacina contra a poliomielite está disponível em todas as unidades de saúde durante todo o ano.