gtspn_logo

A Secretaria Municipal da Saúde, através dos Distritos Sanitários, programou uma série de encontros para debater a formalização e aplicação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, integrando as comemorações do “Novembro Negro”.

Novembro é considerado o Mês da Consciência Negra porque faz referência ao aniversário de morte do líder negro Zumbi dos Palmares, no dia 20 de novembro (Dia Nacional da Consciência Negra).

Nos dias 8 e 9, no Espaço Cultural da Barroquinha, será realizado o seminário A Saúde da População Negra no Ano Internacional Afrodescendente. Amanhã, a mesa redonda tratará sobre os direitos da população negra: um desafio para a equidade e a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. Já na quarta-feira (09), será debatida a formalização da Política Municipal de Saúde Integral da População Negra.

Durante os dois dias serão realizadas também exposição de quadros, recital de poesia, capoeira, atividades com trançadeiras, exposição de trabalhos “Negra Raça”, venda de tecidos e indumentárias, livros e artesanatos da cultura afro. Também haverá apresentações dos grupos Kitanda Bantu, Samba Chula e Samba das Meninas e de teatro. Confira a programação

Já no dia 17 será realizado o II Seminário de Saúde da População Negra, promovido pelos Distritos Sanitários Cabula/Beirú e Brotas juntamente com a Universidade Estadual da Bahia (UNEB). O Distrito Sanitário de Itapuã também promoverá rodas de conversa sobre o tema.

Já no Distrito Sanitário São Caetano/Valéria serão realizadas palestras nas salas de espera das unidades de saúde, e no dia 18 de novembro, será promovida uma Feira na Unidade de Saúde da Família Antônio Lazzarotto, na Avenida Suburbana, das 08 às 17 horas.

Ainda dentro do “Novembro Negro”, o Estado da Bahia sediará o Encontro Iberoamericano do Ano Internacional dos Afrodescendentes, nos dias 18 e 19 de novembro, com a participação de países ibero-americanos, caribenhos e africanos. Salvador foi escolhida para sediar o evento pelo fato do Brasil ser considerado modelo de boas práticas compensatórias e de inclusão social da população afrodescendente.

O Governo Federal será o responsável pela organização.

O Encontro ocorre 10 anos depois da II Conferência Mundial Contra o Racismo, Xenofobia e Intolerâncias correlatas, realizada em Durban, na África do Sul/2001.  O evento visa dar visibilidade aos subsídios sociais e culturais dos afrodescendentes, estimular o intercâmbio de conhecimentos, cooperação regional, nacional e internacional sobre o assunto, além de colaborar para a formulação de políticas públicas voltados à população negra.

São esperados em torno de 15 chefes de estados, entre eles a presidenta Dilma Roussef, além de autoridades de países africanos, parlamentares e representações do movimento social negro.

Confira em anexo a programação das unidades de saúde.