Acontece amanhã (13), na Associação Bahiana de Medicina, a 1ª Oficina para apresentação do Plano Emergencial para Saúde Mental, Álcool e outras Drogas de Salvador. Os trabalhos serão conduzidos pelo coordenador do Politica Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Dr. Pedro Gabriel Delgado. A apresentação será feita das 08 às 12 horas.

O objetivo do Plano é articular toda a rede de serviços de saúde, em especial a rede de saúde mental, para ampliar o acesso da população aos cuidados necessários. A partir disso, a capital baiana poderá contar com uma rede de CAPS III, CAPS ad, CAPS IA, Casa de Passagem, Ponto de Encontro e Residências Terapêuticas.

O Plano é uma iniciativa do Ministério da Saúde para estimular os municípios a enfrentar o grave problema de saúde pública decorrente do uso prejudicial de álcool e outras drogas. A implantação do Plano é imediata, uma vez que o Ministério da Saúde já disponibilizou os recursos para essas ações.

Já na sexta-feira (14), a Secretaria Municipal da Saúde inaugura o Pronto Atendimento Psiquiátrico, o primeiro de Salvador, no 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, que fica na Avenida Centenário. O PA irá compor a rede de Urgência/Emergência de Saúde Mental, juntamente com a Regulação Psiquiátrica do SAMU. Ele funcionará 24 horas, disponibilizando 11 leitos para pacientes com transtornos mentais. Sete psiquiatras compõem a equipe de Regulação do SAMU, que atendem uma média de 470 ocorrências por mês. O trabalho é realizado em articulação com os serviços de saúde mental – CAPS e ambulatórios e os 2 hospitais psiquiátricos estaduais – Juliano Moreira e Mário Leal.

A inauguração do Pronto Atendimento Psiquiátrico acontecerá às 09 horas, e contará com a presença do coordenador do Programa de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Pedro Gabriel Delgado, do Prefeito João Henrique, do Secretraio Municipal de Saúde, José Carlos Brito, dentre outras autoridades e equipe técnica da SMS.