Foi inaugurado hoje pela Secretaria Municipal da Saúde o primeiro Pronto Atendimento Psiquiátrico de Salvador, que fica anexo ao 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, na Avenida Centenário. Galeria de imagens

O evento contou com as presenças do Secretário Municipal da Saúde, José Carlos Brito, do Coordenador do Programa de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Pedro Gabriel Delgado, da Coordenadora da Área Técnica de Saúde Mental da SMS, Célia Rocha, e outras autoridades. “Hoje é um dia de muita alegria porque estamos inaugurando um serviço que a população ainda não contava. Até então era muito difícil cuidar de pacientes com transtornos mentais. Com este serviço e outras unidades de CAPS que serão inauguradas ainda esse ano, nós poderemos oferecer um serviço de qualidade”, afirmou Dr. Brito.

O Pronto Atendimento passa a compor a rede de Urgência/Emergência de Saúde Mental, juntamente com a Regulação Psiquiátrica do SAMU. Sete psiquiatras compõem a equipe de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que atende uma média de 470 ocorrências por mês. “Pelo menos 10% dos atendimentos do SAMU são psiquiátricos. Agora, esses pacientes de média complexidade poderão ser encaminhados para o PA e ficar em observação, ser medicados, ter alta, ou ser encaminhados aos CAPS ou hospitais psiquiátricos estaduais Juliano Moreira e Mário Leal”, explica o coordenador do SAMU, Ivan Paiva.

Só serão atendidos no PA aqueles pacientes encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Ligando para o 192, familiares ou vizinhos do paciente receberão orientações do médico psiquiatra de plantão. Nos casos menos graves o médico direciona o responsável para realização das ações necessárias. Nos casos graves o SAMU fará o atendimento. ”As pessoas só devem ligar em casos de emergência psiquiatra, como uma crise e surtos psicóticos. Vale lembrar que o PA não é uma unidade de desintoxicação, no caso de usuários de álcool ou outras drogas”, esclarece Célia Rocha.

O PA possui 240 m² e conta com 11 leitos, um consultório médico, posto de enfermagem, ambientes para repouso de médicos, almoxarifado, sala de espera, banheiros adaptados. Estarão de plantão, 24 horas por dia, médicos psiquiatras, enfermeiros, assistentes sociais e técnicos de enfermagem.

CAPS

No dia 1º de julho a Secretaria Municipal de Saúde passou a administrar três novos Centros de Atenção Psicossocial em Salvador. Os CAPS estão localizados em Águas Claras, Pernambués e Liberdade, sendo que o de Pernambués é especializado na assistência aos usuários de álcool e outras substâncias psicoativas, e o da Liberdade presta atendimento a crianças e adolescentes.

Os três CAPS prestam os mesmos serviços dos já administrados pela SMS. São atendimentos individuais, grupais, oficinas terapêuticas, atendimento familiar, visitas domiciliares, assembléias com equipe técnica, usuários, familiares, comunidade e outros. Além disso, por ser um serviço territorial, o CAPS utiliza todos os dispositivos existentes no território, quer sejam de saúde, educação, esporte e lazer para possibilitar a inclusão familiar e social.

Psiquiatras, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, psicólogos, farmacêuticos, educadores físicos, psicopedagogos, técnicos de enfermagem, técnicos administrativos, oficineiros e outros profissionais atenderão os pacientes que sofrem algum tipo de transtorno mental. “Nós vamos fortalecer as equipes dos CAPS visando ampliar a cobertura do atendimento sempre com o objetivo de prestar uma assistência integral a essas pessoas. Novos profissionais também já estão sendo chamados para ocupar as vagas garantidas pelo REDA realizado no início desse ano”, afirma a coordenadora de Saúde Mental da SMS, Célia Rocha.

Além da municipalização desses três CAPS, Salvador contará ainda este ano com o primeiro Centro de Atenção Psicossocial para álcool e outras drogas. O CAPSad III, como é chamado, permitirá internações prioritariamente para crianças e jovens em situação de risco social e pessoal, associado ao consumo de substâncias psicoativas. Ao contrário do CAPS tipo II, o CAPS III funcionará 24 horas e por isso poderá ter pacientes em curtas internações para observação, podendo ser estendida a 15 dias. A unidade irá dispor de duas enfermarias (masculina e feminina) com capacidade para dez leitos cada. A previsão é que 40 pessoas sejam atendidas diariamente, além do atendimento ambulatorial em dois turnos. “O CAPS III é mais complexo, tem uma equipe maior com psicólogos, psiquiatras, enfermeiros e terapeutas ocupacionais. Ele não vai funcionar como emergência, mas sim como um local onde os pacientes possam ficar em observação”, explica o Coordenador da Política de Atenção aos Dependentes de Substâncias Psicoativas do Município de Salvador, o psiquiatra e professor da UFBA, Antônio Nery Filho.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, 6% da população apresenta transtornos psiquiátricos graves decorrentes do uso de álcool e outras drogas, e 12% necessita de algum atendimento em saúde mental, seja ele contínuo ou eventual. “Esses novos serviços vêm para expandir a rede municipal e consequentemente a ampliação da oferta do cuidado na capital baiana. Com a estruturação desta rede municipal de Atenção à Saúde Mental que hoje é composta por 3 Ambulatórios especializados, 14 CAPS, 3 equipes de CAPS, uma equipe de Psiquiatria na Regulação do SAMU e com o Pronto Atendimento Psiquiátrico, a população de Salvador com certeza será melhor atendida”, disse Célia Rocha.