A Secretaria Municipal da Saúde e a Secretaria Municipal da Educação e Cultura lançam nesta sexta-feira, 29, o Projeto Agente Mirim de Saúde. Mais de 9 mil alunos de 305 escolas do município vão ser treinados para atuar no combate a dengue em Salvador.

O projeto envolvendo instituições de ensino teve início no ano passado, quando 118 escolas receberam o selo “Escola Livre do Mosquito”. ”O objetivo é sensibilizar a comunidade através das crianças. Elas vão aprender como combater o mosquito da dengue. Com essa informação, cada uma irá visitar 20 casas da sua comunidade e vai orientar seus vizinhos e parentes”, explica Eliaci Costa, coordenadora do programa de combate à dengue do município.

Os primeiros agentes mirins formados por esse projeto serão da Escola Municipal São Braz. A diretora da instituição, Olga Maria Pessoa, irá treinar os alunos. “Eu treinei pessoalmente todos os diretores. Eles estão aptos a falar sobre o mosquito e as formas de combatê-los. Os profissionais vão contar também com a ajuda de dois agentes de combate às endemias, que vão trabalhar com o material químico, para que as crianças sejam responsáveis apenas por passar a informação”, esclarece Eliaci.

Após o primeiro treinamento, os alunos do 5º ano irão apresentar a peça de Teatro Xô Dengue, e logo depois começam a visitação às residências. “Esperamos que com a ajuda das crianças a população se conscientize da necessidade de combater a dengue. Normalmente as crianças assimilam muito bem essas informações e assim vão poder ajudar nessa luta. Elas serão nossos vigilantes”, finaliza Eliaci.

Evento: Lançamento do Projeto Agente Mirin de Saúde
Dia: 29/05/09, a partir de 9h
Local: Escola Municipal São Braz (R. Úrsula Catarino, 143 – Plataforma)