multiro-rio-senaA Secretaria Municipal da Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses, volta a realizar a partir desta quarta-feira (15) uma série de mutirões contra a dengue. Os mutirões fazem parte do plano de contingência da doença, elaborado pela SMS e apresentado no início do ano. Programação completa de mutirões.

Os primeiros bairros que vão passar por essa grande limpeza foram escolhidos a partir do resultado do 3º Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa) de 2009, que registrou um Índice de Infestação Predial (IPP) de 3% em Salvador, isso é, a cada 100 casas visitadas, 3 apresentaram focos do mosquito.

O primeiro mutirão deste semestre será realizado no Distrito Sanitário Liberdade, que apresentou um IPP de 3%. Os agentes de combates às endemias irão passar pelos bairros do IAPI II e Retiro, onde os materiais inservíveis foram apontados como depósitos preferenciais de criadouros do mosquito da dengue, assim como no bairro de Canabrava, no Distrito Sanitário Pau da Lima, que será beneficiado com o mutirão na quinta-feira.

Os mutirões de limpeza são feitos pelo Centro de Controle de Zoonoses, em parceira com Limpurb, Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador e Guarda Municipal. Esse ano já foram realizados 12 grandes faxinaços na cidade, que só foram suspensos por conta da realização do LIRAa. Uma norma técnica do Ministério da Saúde diz que não é possível realizar as duas ações ao mesmo tempo, para evitar distorção no resultado.