dengue1O objetivo é obter um diagnóstico da atual situação da cidade para subsidiar as ações do Centro de Controle de Zoonoses no combate ao mosquito da dengue.

Começou nesta segunda-feira (04), o 1º Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa) de Salvador em 2010.

O 1º LIRAa/10 vai avaliar o índice infestação predial (IIP) de Salvador e dos 12 Distritos Sanitários da cidade. Além do IIP será avaliada também a infestação por tipo de depósito e o risco de ocorrência de epidemia na capital.

No último LIRAa realizado em outubro de 2009, o IPP foi de 2,6%, isso é, a cada 100 casas visitadas, 2,6 apresentaram focos do mosquito. No início do ano passado, o Índice de Infestação Predial de Salvador era de 3,8%. A redução se deve aos mutirões de limpeza e as ações educativas desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Saúde em parceria com outros órgãos da Prefeitura ao longo no ano.

O 1º LIRAa/10 será  concluído até essa sexta-feira (08), e as atividades de tratamento em todos os Distritos Sanitários terá início na próxima segunda (11). O resultado do levantamento deve sair até o dia 15/01.