dengue1A Secretaria Municipal da Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses, concluiu nesta quinta-feira, 13, o 4º Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa).  O objetivo da atividade é obter um diagnóstico da atual situação da cidade para subsidiar as ações do CCZ no combate ao mosquito da dengue.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Combate a Dengue, Eliaci Costa, a partir deste resultado serão definidas as programações para os próximos mutirões. “O LIRAa é importante para mapearmos as áreas de risco da cidade. É a partir desse resultado que vamos priorizar determinadas regiões com nossas ações de combate a dengue”, disse.

Segundo o 3º LIRA, divulgado em junho, o Índice de Infestação Predial do município teve uma redução de 0.6 pontos, passando de 3,6 para 3%, ou seja, a cada 100 imóveis visitados, 3 apresentaram a larva do mosquito. Além disso, houve redução do IIP em 9 dos 12 Distritos Sanitários da cidade, com destaque para o de Pau da Lima, que saiu da faixa de 4,3 para 2%. Durante a pesquisa de campo, aproximadamente 44 mil imóveis foram visitados por 1.622 agentes de endemias. Em relação aos depósitos preferenciais, Salvador continua apresentando tanques e tonéis como predominantes, representando 31,6%, seguido por vasos e pratos de plantas, com 22,8% e materiais inservíveis com 22,3%.

O resultado final do 4º Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti deve sair até o dia 25 de agosto.