Em homenagem ao Dia Municipal dos Agentes Comunitários de Saúde e da valorização dos Agentes de Combate às Endemias, foi realizada na manhã desta quarta-feira (14), uma sessão especial no Plenário Cosme de Farias, na Câmara Municipal de Salvador.

Estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Centro de Controle de Zoonoses, Conselho Municipal de Saúde, Vigilância Epidemiológica da SESAB, além do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Contendores de Doenças Endêmicas e Epidemiológicas (Sindacs), Associação dos Agentes de Combate às Endemias de Salvador (AACES) e Vereadores.

O reconhecimento da categoria e a importância do trabalho de promoção em saúde foram alguns pontos-chave de discussão durante a plenária. A vereadora Aladilce Souza, que solicitou a sessão, saudou todos os profissionais e sua trajetória de trabalho, os desafios e perspectivas para 2012.

“A importância do CCZ na estruturação da qualidade de saúde da população de Salvador” foi o tema da explanação de Isabel Guimarães, subgerente de ações básicas do órgão. De acordo com o balanço das atividades de 2011, já foram realizadas mais de 3,5 milhões de visitas domiciliares com foco no combate à dengue e 15 mutirões de limpeza beneficiando 22 bairros. Destacaram-se também a imunização de mais de 130 mil animais na campanha de vacinação antirrábica e as ações de combate à leptospirose, que resultaram na desratização de mais de 46 mil imóveis, além do controle de escorpiões, que somam quase mais 6 mil visitas.

O coordenador do CCZ, José Carlos Vieira, representando o Secretário Municipal de Saúde e a Coordenadoria de Saúde Ambiental, traçou as metas do órgão para o próximo ano, com destaque na qualificação profissional através da implantação do programa ‘agente polivalente’. A idéia é capacitá-los para trabalhar com todas as endemias, atingindo a meta de integralidade das ações do CCZ.

Ao final, foi apresentado o Projeto “Xô, Xô, Dengue!”, desenvolvido por agentes de combate às endemias em escolas municipais, com o objetivo de formar agentes multiplicadores. Através de peças musicais, teatrais e distribuição de material informativo, as crianças são conscientizadas sobre os problemas de saúde causados pela dengue e incentivados a repassar essas informações à família e a comunidade.