O Serviço Municipal da Atenção Especializada à Saúde (SEMAE) Liberdade completou a maioridade neste mês de dezembro. Implantado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador, em 01 de dezembro de 2005, como parte da estrutura do Multicentro de Saúde Liberdade Professor Bezerra Lopes, o espaço garante, ao longo de 18 anos, acolhimento para pessoas que vivem com HIV/AIDS, Hepatites Virais e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) na capital.

Para celebrar a data, as equipes de saúde envolvidas na atuação do equipamento especializado realizaram uma comemoração na última quinta-feira (14/12) para homenagear a profissional Cátia Maria Maia, que atua na unidade desde o início, com acolhimentos voltados para serviços relacionados à assistência social.

“São 18 anos de história, garantindo assistência cada vez mais humanizada, com uma equipe multidisciplinar dedicada, prestando atendimentos ambulatoriais especializados visando garantir prevenção e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis”, parabeniza a vice-prefeita e secretária de saúde, Ana Paula Matos.

Vidas transformadas

O número de vidas transformadas pelo cuidado integral à saúde mostram a força e importância do SEMAE. Atualmente, estão cadastrados na unidade 3.927 pacientes com HIV. De janeiro a novembro deste ano foram dispensados 59.258 medicamentos antirretrovirais e, até o momento, foram realizadas 21.247 consultas.

Serviços ofertados

Com vista em aprimorar a gama de serviços oferecidos aos pacientes, o SEMAE Liberdade mantém há pouco mais de um ano, os atendimentos de PrEP (Profilaxia Pré Exposição ao HIV), que consiste na disponibilização de medicamento antirretroviral para pessoas que não vivem com o HIV, com o objetivo de reduzir o risco de infecção pelo vírus nas relações sexuais. Ao todo, são beneficiados 313 usuários com cadastro ativo na modalidade de atendimento.
O usuário que buscar o serviço encontrará uma equipe multidisciplinar, formada por infectologistas, hepatologista, psicologia, nutricionista, dentistas, assistente social, farmacêutica e equipe de enfermagem.

São realizados na unidade coleta de exames de monitoramento (carga viral e linfócitos T CD4+/CD8) e outros exames laboratoriais necessários para o cuidado integral nos nossos usuários; dispensação de medicamentos antirretrovirais (ARV) com orientações farmacêuticas; tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST); distribuição de insumos de prevenção, testagem rápida com aconselhamento pré e pós-teste, além de atividades educativas para adesão ao tratamento e para prevenção e controle de outras ISTs.

O atendimento funciona de segunda à sexta-feira, das 07 às 17 horas, no anexo do 3º Centro de Saúde, localizado na Rua Lima e Silva, nº 217, no bairro da Liberdade.