A Secretaria Municipal da Saúde, através da Área Técnica de Saúde do Adolescente, realiza até amanhã (6) no Sol Barra Hotel, o Seminário de sensibilização em saúde integral de adolescentes e jovens.

O objetivo do evento, que conta com o apoio da Secretaria de Saúde do Estado e da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente, é sensibilizar e integrar as ações da saúde com a educação, para melhorar a qualidade de vida dos adolescentes. Participam do evento profissionais das Unidades de Saúde da Família do município, que já trabalham a saúde nas escolas, além de diretores de instituições de ensino. Pelo menos 100 pessoas participam do seminário.

Entre os temas debatidos estão a garantia do direito à saúde do adolescente no Brasil, uso e abuso de substâncias psicoativas na adolescência, a violência enquanto questão de saúde pública, saúde e direitos sexuais, dentre outros.   “O maior problema que é encontrado hoje nessa área diz respeito a falta de integração entre saúde e educação, por isso nós buscamos, através de ações como essa, capacitar os profissionais para falarem de sexualidade, violência e uso de drogas, por exemplo. Eles precisam saber lidar com os adolescentes envolvidos com esses temas”, afirma a médica hebiatra da SMS, Sandra Plessim.

Além deste seminário, a SMS vem provendo outras ações que visam garantir uma vida digna dos jovens soteropolitanos, como a realização de uma oficina para elaboração da caderneta de saúde do adolescente, freqüentes capacitações, reuniões mensais com técnicos da área para discutir os problemas da rede, e ainda a semana do adolescente, que esse ano acontece de 21 a 26 de setembro. “Nós temos ainda o programa Protagonismo juvenil, para treinar e capacitar os adolescentes para que eles sejam disseminadores de informações”, finaliza Sandra Plessim.