Fortalecendo a cultura da prevenção em saúde, a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS), por meio da Vigilância Sanitária (Visa), promove a partir desta semana diversas ações de inspeção e educação nos locais que comercializam os produtos típicos consumidos na Semana Santa.

As atividades serão realizadas nos doze (12) Distritos Sanitários. “Nos locais de venda a exemplo do Mercado Municipal de Itapuã, Sete Portas, Mercado do Peixe e do Rio Vermelho, a Visa orientará os comerciantes sobre as normas sanitárias para a venda segura destes produtos. A população também será orientada sobre como escolher o pescado, por exemplo, se está apropriado para consumo. A prevenção, através da educação, já faz parte das ações da Visa e é primordial para a segurança alimentar de todos”, destaca Ana Paula Matos, vice-prefeita e titular da SMS.

Na quinta-feira (14), às 14h, a Visa estará promovendo Treinamento para Comercialização de Alimentos Típicos da Semana Santa, no auditório da Organização de Auxílio Fraterno – OAF, localizado na rua do Queimado, 17, Liberdade, aberto a todos os comerciantes de produtos típicos da época.

Tradição – A Semana Santa é uma tradição religiosa que envolve rituais e celebrações com características festivas, onde a culinária tem papel de destaque nas casas e mesas da população brasileira. Como alimentos mais consumidos nessa época destacam-se peixes, camarão seco, leite de coco, azeite de dendê, amendoim, castanha e chocolates. Por fazer parte de pratos típicos da culinária baiana, esses produtos são predominantes consumidos não somente neste período, mas ao longo de todo o ano.

Programação – as ações acontecem pela manhã, a partir das 9h, confira:

15/03/2024 – Mercado Municipal de Itapuã
19/03/2024 – Comercio Informal de Pescados de Itapagipe
19/03/2024 – Mercado das 07 Portas
21/03/2024 – Mercado do Rio Vermelho
22/03/2024 – Mercado do Peixe (Àgua de Meninos)