A ação, que acontece nesta sexta-feira (18), nos distritos sanitários de Itapuã, Cabula e Pau da Lima, reforçam o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya

Com o objetivo de promover a conscientização sobre cuidados preventivos no combate de criadouros do mosquito Aedes e orientar a população formas práticas de evitar a presença de mosquitos transmissores, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza a Caminhada de Mobilização contra as arboviroses em diversos bairros da capital baiana.

A ação, liderada pelo Centro de controle de Zoonoses e Distritos Sanitários, faz parte da programação da Semana Municipal de Mobilização contra o Aedes aegypti, que vem realizando trabalhos de ação, inspeção e feiras de saúde em escolas públicas e particulares, ação de controle vetorial em órgãos públicos, Ação de Chaveiro (abertura de imóveis), salas de espera nas unidades de saúde e Centros sociais dos distritos.

Caminhadas de conscientização já foram realizadas no Bairro São Cristóvão e Bonfim, e seguem sendo realizadas em São Marcos, nesta quinta-feira. Itapuã, Cabula e Nova Brasília receberão a ação na sexta (18). Em Itapuã, além de conscientizar sobre a importância do combate às arboviroses, as equipes estarão reforçando a necessidade da adoção de hábitos de vida saudáveis e a prática periódica de consultas e exames pela população.

A vice-prefeita e secretária de saúde, Ana Paula Matos, destaca a importância da ação.

“A atenção à saúde individual e coletiva é também um dever de cada indivíduo. No que tange às arboviroses, cuidados preventivos devem ser tomados por todos no combate do mosquito Aedes transmissor da dengue, zika e chikungunya. A água parada, que se transforma em potencial criadouro do mosquito, é um fator que contribui para agravar esse problema de saúde pública. O conhecimento é a base para a ação, por isso nestas caminhadas realizadas no decorrer da semana, reforçamos a orientação no combate à presença de mosquitos transmissores de doenças”, declara a gestora da pasta.